Saúde

Governo Federal amplia divulgação e acesso ao Programa Dignidade Menstrual

Iniciativa oferece absorventes gratuitos a pessoas de 10 a 49 anos inscritas no CadÚnico, estudantes de baixa renda e mulheres em situação de rua

Por Tribuna Hoje 25/11/2025 14h57
Governo Federal amplia divulgação e acesso ao Programa Dignidade Menstrual
Têm direito ao benefício pessoas de 10 a 49 anos inscritas no CadÚnico, com renda mensal de até R$ 218, além de estudantes de baixa renda da rede pública e mulheres em situação de rua - Foto: Jerônimo Gonzalez / MS

O Governo Federal começa, nesta semana, a enviar avisos à população sobre o Programa Dignidade Menstrual, ação que garante a distribuição gratuita e contínua de absorventes higiênicos para cerca de 24 milhões de pessoas em todo o país.

Têm direito ao benefício pessoas de 10 a 49 anos inscritas no CadÚnico, com renda mensal de até R$ 218, além de estudantes de baixa renda da rede pública e mulheres em situação de rua.

Para retirar os absorventes, basta se dirigir a uma farmácia credenciada ao Farmácia Popular e apresentar a autorização emitida na UBS mais próxima ou gerada no Meu SUS Digital, além do CPF e de um documento de identificação com foto.

O envio das mensagens tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre o programa, incentivar o acesso ao benefício e fortalecer a conscientização sobre a naturalidade do ciclo menstrual e a importância da oferta de absorventes.

Desde o mês passado, as Unidades Básicas de Saúde passaram a emitir a autorização para retirada dos itens de higiene às beneficiárias. Agora, a liberação pode ser feita de duas formas: presencialmente, nas UBS, ou virtualmente, pelo aplicativo Meu SUS Digital. A retirada dos absorventes permanece sendo realizada exclusivamente nas farmácias credenciadas ao Farmácia Popular.

Outra mudança anunciada é que adolescentes entre 12 e 16 anos poderão retirar os absorventes diretamente nas farmácias, sem a necessidade de acompanhamento de pais ou responsáveis.

Desde o lançamento do programa, em 2024, mais de 2,5 milhões de pessoas já foram atendidas e mais de 376 milhões de absorventes foram distribuídos em todo o território nacional.

Com informações da Ascom do Ministério da Saúde.