Saúde
Funcionários do Hospital Veredas entram em greve e bloqueiam trecho da Fernandes Lima em Maceió
Profissionais da saúde protestam contra atrasos salariais e cobram pagamento do piso da enfermagem; trânsito ficou lento nos dois sentidos da via
Os funcionários do Hospital Veredas, em Maceió, iniciaram uma greve na manhã desta quinta-feira (13) em protesto contra os constantes atrasos no pagamento dos salários. A mobilização reuniu enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais de radiologia, que bloquearam parcialmente a Avenida Fernandes Lima, uma das principais vias da capital, provocando lentidão no trânsito nos dois sentidos — tanto para quem seguia em direção ao Tabuleiro do Martins quanto para quem descia ao Centro.
De acordo com os trabalhadores, o hospital acumula meses de vencimentos em aberto, além de pendências relacionadas ao pagamento do piso nacional da enfermagem. Após uma série de reuniões e sem avanços nas negociações, os profissionais decidiram cruzar os braços por tempo determinado, com o apoio dos sindicatos das categorias.
A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Alagoas (Sineal), Cinthia Carvalho, acompanhou o ato e destacou a gravidade da situação.
“O Hospital Veredas deve salários referentes aos meses de abril, maio, agosto, setembro e outubro de 2025, além de complementos do piso da enfermagem de outubro e novembro de 2024, julho, agosto e setembro. A situação está insustentável. Ninguém aguenta mais trabalhar sem receber”, afirmou.
Durante o protesto, os manifestantes exibiram faixas e cartazes pedindo respeito e valorização dos profissionais de saúde. Segundo os sindicatos, a paralisação continuará até que a administração do hospital apresente um cronograma de pagamento.
O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) informou que, por causa da manifestação, duas faixas da Fernandes Lima no sentido Centro/Eustáquio Gomes foram bloqueadas, enquanto a faixa exclusiva em frente ao hospital permanece liberada. O órgão recomenda que os motoristas evitem a região e utilizem rotas alternativas, como o desvio pela Rua Tereza de Azevedo, passando pelo Eixo Viário Deputado Oscar Fontes Lima e retornando à avenida pela Rua Roberto Simonsen.
Até o momento, a direção do Hospital Veredas não se pronunciou oficialmente sobre o caso.
Nota de Esclarecimento
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que não há dívida de repasses financeiros pendentes ao Hospital Veredas. Os pagamentos são feitos por meio de incentivos por serviços prestados à saúde e estão dentro do cronograma de pagamento, de conhecimento da direção e empresa gestora.
Mais lidas
-
1'Prisão dos Famosos'
A história real de Poliana em Tremembé: o crime que chocou até pedófilos na internet
-
2Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
3Prado
Abertura oficial da 75ª Expoagro Alagoas acontece nesta sexta (24), às 19h
-
4História real!
'A Vizinha Perfeita': Como está hoje a assassina Susan Lorincz
-
5'Tremembé'
Quando série sobre o 'presídio dos famosos' estreia no Prime Video?




