Saúde
Alagoas participa de oficina sobre morte por infarto promovida pelo Ministério da Saúde
Programa Bate Coração é destaque em encontro nacional sobre estratégias para diminuição de casos
A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) marcou presença em oficina nacional, no Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, nessa sexta-feira (31), que discutiu a redução das mortes por infarto. O encontro reuniu representantes do Ministério da Saúde e de gestores estaduais de todo o país.
O Estado foi representado pela coordenadora do Programa Bate Coração, Dra. Vauma Garrote, que participou das discussões sobre o atendimento nas urgências e emergências e o papel das políticas públicas na consolidação de uma rede integrada de atenção cardiovascular.
O encontro teve como objetivo o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde e a elaboração de ações voltadas à redução da mortalidade por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) no Brasil. Entre os assuntos debatidos estiveram as iniquidades no manejo do IAM na Rede de Urgência, o panorama nacional dos serviços de hemodinâmica e a apresentação do mapa de calor nacional elaborado pelo projeto — ferramenta que orienta a identificação de áreas prioritárias para aprimoramento da assistência.
A oficina também destacou os avanços e desafios para a estruturação da linha de cuidado, apresentando boas práticas e experiências bem-sucedidas de diferentes estados.
Bate Coração é referência nacional
Alagoas levou para o evento os resultados positivos e aprendizados do Programa Bate Coração no atendimento e tratamento das doenças cardiovasculares no estado.
Durante sua exposição, a coordenadora do programa, Vauma Garrote, apresentou os principais indicadores alcançados desde sua implementação, em 2024.
“Temos visto resultados concretos e transformadores no cuidado cardiovascular. Já são mais de 1.000 vidas salvas graças a uma rede que atua de forma integrada, ágil e humanizada, demonstrando que investir em estrutura, capacitação e protocolos bem definidos faz toda a diferença”, ressaltou.
“O Bate Coração tem se consolidado como referência em assistência cardiológica de alta complexidade em Alagoas, fortalecendo a rede estadual e contribuindo de maneira significativa para a diminuição da mortalidade cardiovascular no estado. Esse é um trabalho que nos enche de orgulho e reforça o compromisso do Governo de Alagoas com uma saúde pública mais resolutiva, eficiente e acessível a todos”, completou a coordenadora.
Mais lidas
-
1Competição
Nadador alagoano Alexandre Júnior conquista três medalhas nas Paralimpíadas Universitárias em São Paulo
-
2Mutirão
Procon Maceió participa de Mutirão de Negociação Financeira
-
3Maceió
Grupo de Trabalho formado pela Câmara, Município e Judiciário vai estruturar combate à mendicância infantil
-
4Novo recurso
TV Gazeta de Alagoas recorre novamente ao STF para tentar reverter fim de contrato com a Rede Globo
-
5Wanda
Análise de dados e IA são temas de evento promovido pela Ufal




