Saúde
Saúde mental: hit embala trabalhadores de construção civil em Maceió
Incorporadora promoveu ações do Setembro Amarelo para reforçar cuidados com a saúde mental

Ao lado de centenas de colegas, o ajudante prático Ataíde José da Silva viveu uma experiência diferente no mês de setembro: pausou a correria do trabalho para falar sobre sentimentos, ouvir histórias e participar de dinâmicas que incentivaram o autocuidado. Assim, a incorporadora Moura Dubeux aderiu ao Setembro Amarelo para mostrar que a saúde mental é assunto essencial no ambiente corporativo.
Nos últimos trinta dias, a temática da campanha nacional de prevenção ao suicídio e valorização da vida foi trabalhada em todos os setores. No canteiro da obra não poderia ser diferente. O momento da ginástica laboral e dinâmicas se tornou uma diversão, mostrada em um vídeo compartilhado nas redes sociais. “Foi muito divertida a ginástica com as dinâmicas. As orientações me ajudaram a entender melhor a importância de sempre falar o que sinto e, ao mesmo tempo, saber que devo ouvir o outro também”, afirma Ataíde.

Para os colaboradores, as iniciativas foram além de informações: se transformaram em experiências de conexão e bem-estar. Marina Rebeca está apenas conhecendo o mercado de trabalho e, como jovem aprendiz da área de Segurança do Trabalho, lembra que as mensagens reforçaram a importância do cuidado com a mente: “As atividades trouxeram reflexões que nem em nossa casa são abordadas. As mensagens me ajudaram a valorizar ainda mais o cuidado com a saúde mental, tanto a minha quanto a das pessoas ao meu redor, um lembrete de que pedir ajuda não é sinal de fraqueza”.
De acordo com Maria Lúcia Dubeux, diretora de Gente, Gestão e Cultura da incorporadora, a ideia foi criar uma agenda para estimular o diálogo e o autocuidado, meta que foi alcançada. “Promovemos conteúdos semanais na rede social interna, cartões de reconhecimento com mensagens positivas, playlist especial e uma live inspiradora. Nas obras, tivemos ginástica laboral e dinâmicas para valorizar as pequenas conquistas do dia a dia. A resposta foi extremamente positiva, com grande engajamento dos colaboradores”, explicou.
A executiva ressalta que o compromisso com a saúde mental não se resume ao Setembro Amarelo. “Na Moura Dubeux, acreditamos que ‘saber vem de viver bem’. Estimulamos continuamente o cuidado integral das nossas pessoas: saúde mental, física, social e nutricional. Mais do que ações pontuais, buscamos cultivar um ambiente de trabalho acolhedor e humano, no qual o bem-estar está no centro da nossa cultura”, completou Lúcia.
Entre os exemplos permanentes estão o Circuito Bem-Estar, corrida anual que promove hábitos saudáveis, módulos de desenvolvimento de líderes com foco em saúde mental, conteúdos da universidade corporativa MD Soma e campanhas de newsletters com dicas de autocuidado.
A importância de falar sobre saúde mental
A psicóloga Bruna Nunes reforça que iniciativas como a da Moura Dubeux contribuem para transformar o ambiente corporativo em espaço de escuta e acolhimento. “Setembro Amarelo é um mês em que mostramos como buscar ajuda quando alguém não está bem, mas também é um lembrete de que a saúde mental deve ser cuidada todos os dias. O trabalho precisa ser um espaço em que as pessoas possam expressar ideias e sentimentos. Essas ações proporcionam conforto e ajudam os colaboradores a vivenciar na prática o autocuidado e a valorização da vida”, pontua
Sobre a Moura Dubeux
Presente em diversos estados do Nordeste, a Moura Dubeux é referência no setor imobiliário e reconhecida por unir desenvolvimento urbano a práticas de responsabilidade social. Em Alagoas, com 532 colaboradores, a empresa mantém empreendimentos que geram empregos e movimentam a economia, sempre com iniciativas voltadas para o bem-estar das pessoas.
Mais lidas
-
1Demência frontotemporal
Esposa de Bruce Willis sobre doença do astro: 'Longo adeus'
-
2Valores
Cooperativas mirins constroem hoje o mundo melhor de amanhã
-
3Dia 1º de outubro
TV Asa Branca estreia seu primeiro telejornal em Alagoas após decisão do STF contra TV Gazeta
-
44x2
CRB sai na frente, mas sofre virada e perde para o Remo em Belém
-
514h44
Sinal da Globo foi interrompido na TV Gazeta de Alagoas no meio da tarde deste sábado