Saúde

UPA Santa Lúcia reforça importância do acolhimento humanizado em prática assistencial

Violência contra a mulher, o idoso e a criança foi o tema abordado a fim de fortalecer a prática assistencial aos pacientes; ação também envolveu o Setembro Vermelho

Por Assessoria 02/10/2025 09h49
UPA Santa Lúcia reforça importância do acolhimento humanizado em prática assistencial
A atividade visa fortalecer a prática assistencial aos pacientes da rede de urgência e emergência - Foto: Assessoria

Os colaboradores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Lúcia, em Maceió, participaram de uma apresentação realizada pelos estagiários da unidade sobre um fluxograma de atendimento em situações de violência contra a mulher, o idoso e a criança.

A atividade visa fortalecer a prática assistencial aos pacientes da rede de urgência e emergência, além de reforçar a importância do acolhimento humanizado, da identificação precoce dos sinais de violência e do encaminhamento adequado, assegurando proteção, respeito e cuidado integral às vítimas.

“Esse momento contribuiu para sensibilizar a equipe e fortalecer a atuação multiprofissional frente a um tema tão delicado e necessário”, destaca Walma Marinho, diretora-geral da UPA Santa Lúcia. “Nosso intuito é preservar vidas, acolher e prestar a assistência necessária para o bem-estar de todos os pacientes”, acrescenta.

A atividade, realizada na UPA Santa Lúcia, gerida pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), também reforçou a importância de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, prática de atividades físicas e acompanhamento médico regular.

Setembro Vermelho

Na sequência, os estagiários da UPA realizaram uma ação sobre doenças cardiovasculares, abordando fatores de risco, prevenção e cuidados essenciais para a saúde do coração, em alusão ao Setembro Vermelho, campanha nacional de conscientização sobre as doenças cardiovasculares, que estão entre as principais causas de morte no Brasil e no mundo.