Saúde
Saúde bucal ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, ressalta Sesau
Doenças orais podem provocar complicações e agravar quadros; acompanhamento odontológico minimizam os riscos

As doenças cardiovasculares tiram a vida de mais de 20,5 milhões de pessoas todos os anos no mundo, conforme apontam os dados da Federação Mundial do Coração. Para ressaltar a relevância do tema, foi estabelecido que 29 de setembro é o Dia Mundial do Coração. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da prevenção, onde a saúde bucal está diretamente ligada à saúde do coração.
A afirmação "a saúde começa pela boca" tem base científica. Diversos estudos nos últimos anos apontaram que doenças na boca, especialmente a gengivite e a periodontite, não afetam apenas os dentes e a gengiva., mas, também, podem provocar inflamações que alcançam a corrente sanguínea e aumentam o risco de complicações cardiovasculares, como endocardite, infarto e o Acidente Vascular Cerebral (AVC).
De acordo com a cirurgiã-dentista da Sesau, Lisiane Torres, prevenir é o melhor remédio. “Quando pensamos em prevenção, muitas vezes lembramos apenas de hábitos como praticar atividade física ou manter uma alimentação equilibrada. Porém, cuidar da saúde bucal também é um ato de proteção ao coração. Ter uma boa higiene bucal ajuda a reduzir os riscos de problemas cardiovasculares no futuro”, frisou.
A especialista também orienta sobre como cuidar da saúde oral. “É importantíssimo fazer a escovação correta, o uso diário do fio dental e as consultas regulares ao dentista, que não servem apenas para manter um sorriso bonito, mas principalmente para evitar que processos infecciosos comprometam a saúde geral do organismo. O sorriso que preservamos hoje é também um coração mais protegido amanhã”, destacou Lisiane Torres.
Onde buscar atendimento
Aqui em Alagoas, o Governo do Estado, por meio da Sesau, tem ampliado os serviços de cuidado integral nos municípios, com a expansão de serviços de especialidades em saúde bucal, como os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), a implantação dos Laboratórios Regionais de Prótese Dentária e o fortalecimento das ações do Brasil Sorridente. Além disso, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ofertam atendimento odontológico.
Mais lidas
-
1Josefa de Melo
Motociclista morre após cair sob caminhão de concreto em Maceió
-
2Memória da universidade
Do preto e branco ao colorido: acervo imagético da Ufal está disponível on-line
-
3Censo
Centenários: estado de Alagoas está envelhecendo de forma acelerada
-
4Aniversário
Judiciário prestigia cerimônia de 178 anos da Capitania dos Portos
-
5True Crime
Real ou imaginação! Quem foi Adeline na história de Ed Gein?