Saúde
Reunião do Cosems-AL discute avaliação de Planos Municipais de Saúde e outros projetos
O Cosnselho, em articulação com o Ministério da Saúde, planeja um treinamento sobre o Siops para o início de 2026 em AL

Em uma reunião da Diretoria Ampliada do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), realizada nesta segunda-feira, 25, em Maceió, a pauta principal foi a importância dos instrumentos de avaliação dos Planos Municipais de Saúde (PMS). A vice-presidente do conselho, Zilda Ferreira, destacou a relevância da participação dos gestores em fóruns como a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e a Comissão Intergestora Regional (CIR), locais onde são tomadas decisões cruciais para todos os municípios do estado.
Joelson Lisboa, coordenador de Apoio Técnico, ressaltou que os instrumentos de avaliação são ferramentas essenciais para a análise do sistema de saúde por gestores e técnicos. Ele alertou que o prazo final para os municípios inserirem os planos no sistema DigiSUS Gestor é 31 de agosto, e que essa ferramenta será fundamental para a formatação do PMS e o planejamento do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos (Siops). O Cosems-AL, em articulação com o Ministério da Saúde, planeja um treinamento sobre o Siops para o início de 2026.
Outras pautas importantes
A reunião também abordou outros temas relevantes para a saúde em Alagoas:
Projeto Cosems-AL pela Vida: a secretária executiva, Katia Betina, incentivou a adesão dos gestores a essa iniciativa focada na prevenção do HIV-Aids. Ela também informou que será agendada uma reunião com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para resolver pendências municipais.
Projeto Nise da Silveira: a assessora técnica Larissa Guimarães apresentou um projeto em parceria com o Instituto Ação de Desenvolvimento para a Cidadania (Iadec) para homenagear a psiquiatra alagoana. A iniciativa, que celebra os 120 anos de Nise, prevê oficinas de pintura em murais para usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) em dez regiões de saúde, de 8 de setembro a 3 de outubro. As obras resultantes serão expostas em Maceió e Arapiraca.
Além disso, a logística para a participação no Congresso Norte e Nordeste em Manaus e a realização do Seminário Estadual de Humanização em Saúde também foram discutidas durante o encontro.
Mais lidas
-
1Salvador Lyra
Vídeo: incêndio de grandes proporções atinge fábrica de plástico no Distrito Industrial de Maceió
-
2The Pink Marine
Boots é baseada em história real? Conheça a nova série da Netflix
-
3Perfumaria
O Boticário celebra o Dia do Nordestino com histórias de saudade, permanência e reencontro com a região
-
4Josefa de Melo
Motociclista morre após cair sob caminhão de concreto em Maceió
-
5Memória da universidade
Do preto e branco ao colorido: acervo imagético da Ufal está disponível on-line