Saúde
Saúde promove oficina sobre novos indicadores da Atenção Primária
Encontro apresentou os novos indicadores que devem ser observados para planejar e avaliar os serviços de saúde
A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) realizou, nessa quinta-feira (5), uma oficina sobre os Novos Indicadores de Qualidade da Atenção Primária. O encontro ocorreu na Escola Técnica Valéria Hora (Centro) e reuniu representantes da Coordenação da Atenção Primária, Diretoria de Atenção à Saúde, Saúde da Criança e do Adolescente, Distritos Sanitários, Saúde Bucal, e-SUS e Saúde da Mulher e Gerência de Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).
O encontro teve como objetivo capacitar as equipes sobre as mudanças que orientam o financiamento, planejamento e avaliação dos serviços ofertados à população. Os indicadores de saúde integram o componente de qualidade, um dos fundamentos da nova metodologia de cofinanciamento federal da Atenção Primária em Saúde (APS) no Brasil, que visa fortalecer e financiar as ações de saúde de nível primário.
Luana Melo, coordenadora geral de Atenção Primária de Maceió, destaca que os novos indicadores visam aprimorar a qualidade do atendimento na APS. “Com isso, vamos fortalecer o trabalho em rede, promovendo acesso aos serviços de saúde e garantindo o cuidado integral à população, incentivando a melhoria contínua da qualidade da atenção primária”.
Foram apresentados aos profissionais os novos parâmetros, destacando a importância da coleta de dados e monitoramento contínuo das metas. Devem ser os observados os seguintes indicadores, divididos por três áreas:
- Equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP): 1) Mais acesso à APS, 2) Cuidado da mulher na prevenção ao câncer, 3) Cuidado da gestante e da puérpera, 4) Cuidado no desenvolvimento infantil, 5) Cuidado da pessoa com diabetes, 6) Cuidado da pessoa com hipertensão e 7) Cuidado da pessoa idosa;
- Equipes Multiprofissionais (eMulti): 1) Cuidado compartilhado da pessoa acompanhada, 2) Ações interprofissionais realizadas, 3) Comunicação entre eMulti e outras equipes e 4) Resolutividade do cuidado da eMulti;
- Equipes de Saúde Bucal (eSB): 1) Primeira consulta programada, 2) Tratamentos concluídos, 3) Taxa de exodontia, 4) Escovação supervisionada, 5) Proporção de procedimentos preventivos e 6) Tratamento restaurador atraumático.
Mais lidas
-
1Reta final!
'A Fazenda 17' terá roça especial e volta de ex-peões; veja calendário
-
2Alagoas
Filha é presa por maus-tratos e omissão de socorro contra idoso em Belo Monte
-
3Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'
-
4Nesta terça-feira (9)
Polícia Militar de Alagoas lamenta morte do cabo Lucas Gomes Canabarro
-
5MMA
Coliseu Extreme Fight promove edição especial no 'Rancho do Maia'




