Saúde

UBS Tereza Barbosa promove caminhada alusiva ao Maio Laranja

Mês simboliza a luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Por Ana Cecília da Silva / Ascom SMS 24/05/2025 15h20
UBS Tereza Barbosa promove caminhada alusiva ao Maio Laranja
UBS Tereza Barbosa promoveu pelas ruas do bairro do Eustáquio Gomes uma caminhada alusiva ao Maio Laranja - Foto: Cortesia

Nesta sexta-feira (23), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Tereza Barbosa, localizada no Conjunto Eustáquio Gomes, parte alta da cidade, promoveu pelas ruas do bairro, uma caminhada alusiva ao Maio Laranja, mês que simboliza a luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A atividade foi marcada pela articulação intersetorial, com a presença de vários agentes da rede de proteção da criança e do adolescente.

Planejada e executada com a colaboração de vários parceiros, a caminhada contou com a participação da Polícia Militar, do Conselho Tutelar, do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Cidade Universitária, das escolas do território e de representações religiosas, que se uniram em um ato público de sensibilização e enfrentamento à violência.

"O evento também foi um marco de engajamento dos servidores da UBS, que estiveram presentes demonstrando que a saúde pública vai além dos consultórios e das salas de atendimento, ela acontece no território, lado a lado com a comunidade. O comprometimento da equipe reafirma a importância da atenção básica como protagonista na defesa da vida e dos direitos humanos", destaca Michele Gama, gerente do 7° Distrito Sanitário.

A articulação intersetorial promovida pela UBS Tereza Barbosa fortalece a rede local de proteção, amplia o diálogo entre os serviços e proporciona melhorias reais no atendimento à população, sobretudo às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

"Mais do que uma caminhada, a ação foi um chamado coletivo à responsabilidade, à escuta e ao cuidado. Um passo importante para transformar realidades e reafirmar o compromisso de todos com um futuro mais justo e seguro para nossas crianças", finalizou Michele Gama, gerente do 7° Distrito Sanitário.