Saúde

Programa Saúde na Escola atua em 179 unidades de ensino em Maceió

Estratégia alia ações educativas de prevenção e promoção à saúde a práticas para superar dificuldades do aprendizado

Por Cássia Oliveira / Ascom SMS 24/05/2025 15h08
Programa Saúde na Escola atua em 179 unidades de ensino em Maceió
Vacinação é uma das ações de prevenção levada às escolas pelo PSE - Foto: Ascom SMS

Criado como uma estratégia conjunta dos ministérios da Saúde e da Educação para promover o cuidado integral e a educação em saúde para toda comunidade escolar da rede pública de ensino, o Programa Saúde na Escola (PSE) é executado atualmente em 179 unidades da rede pública municipal de ensino, gerando impacto no dia a dia de mais de 74 mil alunos.

Com atividades no ambiente escolar, a iniciativa – que resulta da pactuação articulada entre as secretarias municipais e estaduais de Saúde e Educação – assiste e capacita alunos, pais, professores e demais profissionais da escola para o enfrentamento das vulnerabilidades que possam comprometer o pleno desenvolvimento dos estudantes.

As ações do PSE são planejadas e realizadas a partir da vinculação das escolas com as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e eMulti das unidades de saúde, com o suporte dos educadores e coordenadores das redes de ensino municipal e estadual no âmbito da capital alagoana, ampliando o alcance e impacto dessas ações em toda a comunidade escolar.

De acordo com a Coordenação Técnica de Educação em Saúde - que está à frente da articulação das ações de saúde do Programa no âmbito de Maceió - as ações de promoção, prevenção e educação em saúde são norteadas pelos resultados obtidos através da aplicação do Diagnóstico Escolar Inicial (DEI) junto às escolas.

Também é a partir do DEI que é feita a pactuação, a cada dois anos, de temas a serem trabalhados no ambiente escolar. Para o biênio 2025-2026, por exemplo, entre os 14 temas definidos para abordagem dentro do programa, foram escolhidas as seguintes prioridades: Vacinação; Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional e da Alimentação Saudável; Promoção da saúde Mental; Direito Sexual e Reprodutivo e Prevenção de IST/AIDS; e Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos.

“As intervenções são realizadas através da orientação e debate dos temas em sala de aula, mas também por meio de ações educativas e práticas em saúde. Com isso, buscamos garantir uma qualidade de vida mais saudável para os estudantes e suas famílias, eliminando os entraves que dificultam o aprendizado”, explica a técnica responsável pelo PSE no município de Maceió, Adriana Araújo.

Dentro do ambiente escolar, o PSE tem desenvolvido as seguintes atividades: Avaliação antropométrica; Verificação da Situação Vacinal; Ações de Saúde Bucal (como escovação e orientações sobre câncer de boca), Ocular e Auditiva; Desenvolvimento de Linguagem; e Detecção Precoce de Agravos de Saúde Negligenciados.

No total, a ação do Programa abrange 65,6% das escolas dentro do território de Maceió, sendo 117 da rede municipal (com 39.866 alunos) e 62 da rede estadual de ensino (somando 34.986 estudantes), sob o acompanhamento de 61 unidades de saúde da capital alagoana. Entre as ações desenvolvidas com maior demanda estão a aplicação de vacinas e os atendimentos e orientações preventivas em saúde bucal.

Sobre o Saúde na Escola


O programa Saúde na Escola é uma estratégia intersetorial criada, em 2007, no âmbito dos Ministérios da Saúde e da Educação, que visa a integração entre ambos os setores, contribuindo para a formação integral do estudante. O PSE propicia o desenvolvimento de estudantes por meio de promoção em saúde e prevenção de doenças e agravos à saúde.

As ações do programa devem ser inseridas no projeto político-pedagógico e no planejamento de equipes de Atenção Primária, com o objetivo de melhorar a saúde dos estudantes, pais e profissionais, e reduzir a evasão escolar por problemas de saúde.