Saúde
Presidente do Cosems/AL alerta durante seminário sobre cautela na ordenação de despesas na saúde pública
Evento que reuniu profissionais da saúde, incluindo secretários de saúde, farmacêuticos e contadores foi focado em licitações e contratos

Nesta quarta-feira, 14, em Maceió, profissionais da saúde, incluindo secretários de saúde, farmacêuticos e contadores, reuniram-se na Uninassau, Farol, para o seminário estadual de assistência farmacêutica, licitações e contratos. O evento, fruto de uma parceria entre o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) e a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), visa qualificar os participantes quanto à ampliação da oferta e acesso a medicamentos e insumos.
Rodrigo Buarque, presidente do Cosems-AL e vice-presidente do Conasems, destacou a importância da cautela na ordenação de despesas. Ele alertou os presentes sobre os riscos associados à assinatura de processos sem o devido entendimento do conteúdo, afirmando que isso pode resultar em consequências graves, até mesmo criminais, no futuro. Buarque enfatizou que “o assine aqui na gestão pública pode trazer muita dor de cabeça” se os profissionais não souberem o que estão assinando.

O consultor técnico do Conasems também fez uma análise da nova legislação de licitações e contratos administrativos, que prioriza o planejamento como fundamental para a gestão pública. Ele discutiu a necessidade de mudança na postura dos profissionais ao gerenciar contratos e ressaltou que instrumentos como o plano plurianual e a lei de diretrizes orçamentárias devem guiar a ordenação dos gastos públicos. O especialista ainda lembrou que o Estudo Técnico Preliminar (ETP) é essencial para embasar contratações, garantindo maior transparência e responsabilidade nos processos.
Mais lidas
-
1Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
2Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
3Morte fetal tardia
Médicos explicam perda de bebê da apresentadora Tati Machado em final de gestação
-
4Borda do mapa
Dono de posto tem prejuízo de R$ 7 milhões com caso Braskem
-
5Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'