Saúde

Saúde da mulher na maturidade: o que mudar na alimentação?

Por Assessoria 13/05/2025 15h07
Saúde da mulher na maturidade: o que mudar na alimentação?
Com mudanças na alimentação é possível reduzir processos inflamatórios e isso terá uma consequente melhora na redução da gordura abdominal proveniente da resistência à insulina - Foto: Reprodução/Internet

As mulheres ao longo da vida passam por constantes transformações em seu corpo, e depois dos 40 anos, novas e significativas transformações começam a ocorrer por conta de mudanças no sistema hormonal. Especialmente neste mês de maio, voltado para a saúde da mulher, é importante compreender que alguns cuidados adicionais devem ser tomados a partir dessa idade.

Um dos principais órgãos que a mulher precisa ter atenção é com o intestino, afetado principalmente pela queda do hormônio estradiol que faz com que toda a permeabilidade do órgão seja alterada. Devido a isso, ocorre um aumento da gordura visceral e a predisposição a um intestino mais preso e constipado, que acabam provocando alterações na microbiota.

A mulher na maturidade sentirá o intestino mais preso, flatulências, enfaixamentos, dificuldades no processo digestivo e diminuirá o processo de absorção dos nutrientes pelo intestino, pois o intestino está inflamado. Com mudanças na alimentação é possível reduzir processos inflamatórios e isso terá uma consequente melhora na redução da gordura abdominal proveniente da resistência à insulina.

Logo, nessa fase da vida, é recomendável uma alimentação mais rica em fibras como fibras solúveis provenientes da aveia, chia e linhaça, e fibras insolúveis que vem das amêndoas, do coco, das nozes, das passas e da ameixa.

Um outro ponto de atenção é a hidratação, que deve ser feita entre 2 a 3 litros de água por dia, além de reduzir o consumo de carnes vermelhas, pois o processo digestivo dessas carnes é mais lento e acaba aumentando o processo inflamatório no intestino.