Saúde

CBM/AL inicia aulas presenciais da 3ª edição do Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio

Treinamento visa preparar militares para atendimento técnico e empático a pessoas em crise psíquica

Por Ascom CBM/AL 13/05/2025 11h52
CBM/AL inicia aulas presenciais da 3ª edição do Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio
CATTS integra as ações estratégicas do CBMAL para lidar com situações delicadas - Foto: Ascom CBM/AL

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) deu início, na manhã dessa segunda-feira (12), à etapa presencial da terceira edição do Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio (CATTS). A aula ocorreu no auditório do Quartel do Comando Geral da corporação, em Maceió, marcando a transição entre o módulo EAD, iniciado na semana passada, e as atividades presenciais.

As aulas teóricas presenciais, divididas em sete disciplinas, seguem até esta terça-feira (13). A partir da quarta-feira (14), os participantes passarão para as aulas práticas, focadas na aplicação de técnicas humanizadas de abordagem a pessoas em situação de crise, que vão até a sexta-feira (16).

O curso conta com 18 alunos, sendo 17 militares do CBM/AL e um da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL). A iniciativa surgiu como resposta ao aumento de ocorrências relacionadas a tentativas de suicídio no Brasil e no mundo, e busca preparar os profissionais para uma atuação técnica e empática.

Criado em 2018, o CATTS contou com o apoio dos Corpos de Bombeiros Militares do Ceará e de Pernambuco em sua primeira edição. No ano seguinte, a 2ª sargento Willienay Tavares Costa foi enviada para se especializar na Escola Superior de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo, fortalecendo a capacitação da corporação alagoana.

Desde então, o CBM/AL já formou 73 abordadores técnicos, reforçando o compromisso da instituição com um atendimento qualificado, seguro e humanizado às pessoas em sofrimento psíquico.

O CATTS integra as ações estratégicas do CBMAL para lidar com situações delicadas, contribuindo para salvar vidas e oferecer um acolhimento digno em momentos críticos.