Saúde

Maio Furta-Cor: Hospital da Mulher promove ações de saúde mental materna

Por Joyce Marques / Ascom Hospital da Mulher 12/05/2025 15h22
Maio Furta-Cor: Hospital da Mulher promove ações de saúde mental materna
A Campanha Furta-Cor é voltada para assegurar ações de saúde mental das mães, evitando a depressão pós-parto - Foto: Ascom Hospital da Mulher


A equipe de Psicologia do Hospital da Mulher de Alagoas, em Maceió, realiza um trabalho diário e contínuo voltado à atenção psicológica das mães pacientes e seus acompanhantes, que fazem uso dos serviços em saúde, seja na maternidade, clínica médica, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica ou na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) Neonatal.

Durante este mês, os profissionais estão promovendo ações alusivas à Campanha Maio Furta-cor, criada para sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna.

“É uma campanha de valorização, apoio e conscientização da saúde mental materna e maio foi escolhido porque é o mês de comemoração ao Dia das Mães. O Furta-cor foi pensado para falar sobre a pluralidade e diversidade que envolve o universo da maternidade”, explica o psicólogo Daivison Tavares.


Conforme salienta o profissional, a maternidade produz uma grande carga emocional na mulher em todas as fases da vida, desde a gestação à vida adulta do filho.

"Maternar traz consigo uma sobrecarga de responsabilidades e a ausência de apoio emocional ou de uma rede de apoio formada pela família e amigos pode ocasionar ansiedade e até depressão”, salienta o psicólogo.

Depressão Pós-Parto

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a depressão pós-parto pode ser ocasionada por diversos fatores, como o desequilíbrio de hormônios em decorrência do término da gravidez. Ela também pode se manifestar em razão da privação de sono, isolamento, alimentação inadequada, falta de apoio do parceiro e da família, depressão, ansiedade, estresse ou outros transtornos mentais.

“O Hospital da Mulher de Alagoas é referência no apoio e cuidado às mulheres e o nosso trabalho atua diretamente na saúde mental materna, desde o cuidado com o puerpério na maternidade, passando também pelas mães da UTI Pediátrica, UCI Neonatal e até clínica médica. É uma campanha que pensa em toda jornada da maternidade, do início ao fim”, frisa Daivison Tavares.


Sobre a Campanha

O Maio Furta-Cor tem o objetivo de sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna, promovendo ações de conscientização em saúde mental materna. Todas as ações são baseadas em evidências científicas.

No Hospital da Mulher de Alagoas, ao longo do mês, estão sendo realizados encontros do Grupo Coração de Mãe, abordando a temática da saúde mental materna. No dia 28 de maio a equipe promoverá uma sala de espera na Recepção 2, voltada para visitantes e pacientes, como também, será realizada uma roda de conversa com as mães que acompanham seus filhos na UTI Pediátrica.