Saúde
HGE realiza nova captação de órgãos e mais seis pessoas serão contempladas com transplantes
Coração, rins, córneas e fígado de doadora de 24 anos diagnosticada com morte encefálica já foram destinados aos seus receptores

O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, realizou nesta sexta-feira (9) a sua décima terceira captação de órgãos somente este ano, e seis pessoas receberam a boa notícia da realização do transplante. Coração, rins, córneas e fígado já foram destinados aos seus receptores que estão cadastrados no Sistema Nacional de Transplantes.
A doadora é uma jovem de 24 anos que lamentavelmente foi diagnosticada com morte encefálica, porém os seus familiares ressignificaram a perda em esperança para os 577 alagoanos que estão na lista de espera, segundo a Central de Transplantes de Alagoas.
“Agradecemos por mais este ato de amor de uma família que disse sim para a doação de órgãos. Não temos palavras para agradecer pela decisão dessa família e ao empenho de todos os profissionais envolvidos no processo de captação, transporte e transplante”, declarou Daniela Ramos, coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas.
De acordo com o último levantamento realizado no mês de abril, 577 cidadãos estão na fila de espera pela doação, sendo 557 por córneas, 13 por rins, quatro por coração e três por fígado. Vale lembrar que, na maioria das vezes, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para as pessoas que precisam de doação.
“Doar órgãos é salvar vidas e todos nós estamos comprometidos com essa missão. Para isso, uma equipe multidisciplinar, incluindo cirurgiões, anestesistas e outros especialistas, participaram da realização. Agora, com o coração já avaliado, vamos preservá-lo em uma solução especial e transportá-lo rapidamente para o receptor”, complementou o cirurgião cardíaco José Leitão.
Em abril do ano passado, o Governo de Alagoas fez história ao lançar o primeiro programa de transplantes da rede pública estadual de saúde. O Alagoas Transplanta proporciona a realização dos procedimentos no Hospital do Coração Alagoano, unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o que otimiza recursos e garante um acesso mais ágil e eficiente a procedimentos que salvam vidas.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia
-
3Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
4Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
5Borda do mapa
Dono de posto tem prejuízo de R$ 7 milhões com caso Braskem