Saúde

Sesau inaugura Núcleo de Apoio ao Fumante com tratamento gratuito

Por Ruana Padilha / Ascom Sesau 09/05/2025 14h47
Sesau inaugura Núcleo de Apoio ao Fumante com tratamento gratuito
Núcleo de Atenção ao Fumante realiza encontros periódicos - Foto: Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Programa Estadual de Tabagismo, implantou um Núcleo de Atenção ao Fumante no município Santana do Mundaú. A iniciativa oferece acompanhamento multiprofissional, apoio psicológico e, quando necessário, tratamento medicamentoso para quem deseja largar o vício.

Para ter acesso ao Núcleo de Atenção ao Fumante, os moradores de Santana do Mundaú devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O serviço realiza encontros periódicos, nos quais os participantes compartilham experiências, aprendem estratégias para lidar com a abstinência e recebem estímulo para manter-se firmes no propósito de parar de fumar.



A coordenadora do Programa Estadual de Combate ao Tabagismo, Eunice Canuto, destacou a importância da implementação do Núcleo de Apoio ao Fumante e os benefícios diretos às pessoas que desejam parar de fumar. “É uma estrutura preparada para acolher e oferecer um tratamento eficaz para quem deseja abandonar o cigarro e ter mais qualidade de vida", frisou.

Ainda de acordo com Eunice Canuto, o Núcleo de Apoio ao Fumante é serviço fundamental para oferecer assistência qualificada a quem deseja parar de fumar. "O serviço assegura um atendimento humanizado, com profissionais capacitados e acompanhamento contínuo, o que aumenta as chances de sucesso no tratamento”, afirmou a coordenadora do Programa Estadual de Combate ao Tabagismo.

Núcleos

Em Alagoas os Núcleos de Atenção ao Fumante funcionam nos municípios de Arapiraca, Coruripe, Campo Alegre, Craíbas, Jacaré dos Homens, Junqueiro, Igaci, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pilar, Piranhas e Teotônio Vilela. Já em Maceió, existem Núcleos de Atenção ao Fumante no II Centro de Saúde, localizado na Praça da Maravilha, no bairro Poço; no Hospital Universitário (HU), no bairro Cidade Universitária; na Unidade de Saúde João Paulo II, no bairro Jacintinho; na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió, no bairro Centro, voltado aos servidores; e na Clínica da Família do Benedito Bentes, no Conjunto José Aprígio Vilela.