Saúde

Conselho Municipal de Saúde renova composição para o Biênio 2025/2027

Ao todo, serão eleitos 24 membros efetivos, que tomarão posse no dia 27 de maio

Por SMS 06/05/2025 15h25 - Atualizado em 06/05/2025 15h44
Conselho Municipal de Saúde renova composição para o Biênio 2025/2027
Fóruns eleitorais mobilizaram entidades e instituições para o pleito - Foto: Ascom SMS

Em um processo transparente e democrático, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) está realizando, nos dias 5 e 6 de maio, os fóruns eleitorais para a escolha dos novos membros que vão compor o colegiado para o Biênio 2025/2027.

Com o procedimento, serão escolhidas entidades e/ou instituições que vão representar os segmentos dos usuários, dos trabalhadores e dos prestadores de serviços do município de Maceió nos debates e definições sobre as políticas públicas de saúde junto à Secretaria Municipal de Saúde.

Para a presidente do Conselho, Flávia Citônio, que conduziu todo o processo e atua há mais de 20 anos nas ações de controle social da saúde, a realização dos fóruns é um dos momentos mais importantes da participação social na política pública de saúde, principalmente por possibilitar a construção de uma gestão democrática e voltada à melhoria dos serviços para os usuários do SUS.

“Estamos promovendo um pleito transparente, que registrou um número excepcional de inscritos, o que mostra o quanto os segmentos reconhecem a importância da atuação do Conselho, em contribuir com a gestão, discutindo as políticas públicas da saúde com o foco voltado à melhoria dos serviços para os usuários e trabalhadores”, destacou Flávia Citônio, reforçando que cada avanço da saúde só fortalece o controle social.

Ao todo, serão eleitos 24 membros efetivos (com igual número de suplentes), que juntos vão compor o Conselho Municipal de Saúde, com a seguinte formação: 12 representantes dos usuários, seis dos trabalhadores da saúde, três representantes de prestadores de serviços do SUS e três da gestão municipal.

O novo grupo estará à frente das decisões do CMS por um período de dois anos. As entidades e/ou instituições terão sua eleição confirmada – com a publicação do resultado dos fóruns no Diário Oficial do Município – ainda esta semana e a posse está marcada para o dia 27 de maio.