Saúde
Cosems-AL participa de reunião sobre política nacional de prevenção e controle ao câncer durante encontro em Maceió
Os representantes do COSEMS-AL, como Kathleen Moura e Mirna Vaz, estiveram presentes para debater este tema crucial
Nesta segunda-feira (28), ocorreu em Maceió uma reunião importante que discutiu o novo pacto interfederativo envolvendo os estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe. Esse pacto visa implementar um novo formato de efetividade da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC). Os representantes do COSEMS-AL, como Kathleen Moura e Mirna Vaz, estiveram presentes para debater este tema crucial. O objetivo é garantir que os serviços de oncologia sejam amplamente acessíveis à população.
Um dos principais focos do novo pacto é a regionalização dos serviços de saúde, que visa ampliar o acesso da população aos cuidados oncológicos desde a prevenção até o diagnóstico e tratamento precoce. Com a criação desse modelo, os estabelecimentos de alta complexidade em oncologia deverão seguir diretrizes que atendam às necessidades de saúde das regiões, em especial, aquelas que atualmente enfrentam vacâncias assistenciais.
Durante a reunião, foram elencadas três regiões prioritárias para iniciar os atendimentos neste novo formato: a 6ª, 9ª e 10ª regiões de saúde. Participaram gestores de saúde dessas áreas, como a secretária de saúde de Penedo e a secretária de Saúde de Santana do Ipanema, que ressaltaram a importância de um tratamento ágil para o câncer. Haragonês Cavalcante, de Olho d’Água do Casado também presente, destacou que o tempo é crucial para resultados positivos no tratamento oncológico, e o Hospital de Amor em Lagarto/SE surge como uma nova chance de atendimento para pacientes, especialmente na região do sertão.
Mais lidas
-
1Reta final!
'A Fazenda 17' terá roça especial e volta de ex-peões; veja calendário
-
2Alagoas
Filha é presa por maus-tratos e omissão de socorro contra idoso em Belo Monte
-
3Maceió
Arcebispo: Igreja não vende areia à Braskem
-
4Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'
-
5Nesta terça-feira (9)
Polícia Militar de Alagoas lamenta morte do cabo Lucas Gomes Canabarro




