Saúde
UPAs de Maceió registram quase 80 mil atendimentos no 1º trimestre de 2025
UPAs Benedito Bentes, Santa Lúcia e Trapiche da Barra, juntas, registraram 79.024 atendimentos nos meses de janeiro a março, um crescimento de 40,9% em comparação ao primeiro trimestre de 2024

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Benedito Bentes, Santa Lúcia e Trapiche da Barra, em Maceió, encerraram o primeiro trimestre de 2025 com quase 80 mil atendimentos realizados, superando os números do mesmo período do ano anterior.
De janeiro a março deste ano, as três unidades, geridas pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), somaram 79.024 atendimentos realizados. A UPA Benedito Bentes foi a mais procurada, com 29.006 atendimentos, seguida da UPA Trapiche da Barra, com 25.449, e a UPA Santa Lúcia, com 24.569.
Juntas, as três UPAs municipais de Maceió registraram um aumento expressivo de 40,9% no volume de atendimentos em relação ao mesmo período do ano anterior, saltando de 56.087 para mais de 79 mil atendimentos.
O crescimento poderia ter sido ainda mais significativo, considerando que a UPA Santa Lúcia iniciou seus atendimentos apenas em 27 de fevereiro de 2024, apesar de sua inauguração oficial ter ocorrido em 11 de março. Ainda assim, a unidade realizou, em seu primeiro ano de funcionamento, mais de 154 mil procedimentos.
As UPAs Benedito Bentes e Trapiche da Barra foram reconhecidas, em janeiro de 2025, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió durante o evento “Unidade Campeã”, em virtude da contribuição ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela conquista do selo Nível 3 – Acreditado Pleno, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
No mês seguinte, ambas as unidades passaram por avaliação da Quality Global Alliance (QGA), que confirmou a manutenção do selo Nível Diamond da Qmentum International – certificação internacional que atesta a excelência em práticas de gestão e qualidade assistencial.
Certificações como o selo Nível 3 da ONA e o Nível Diamond da Qmentum representam marcos de excelência para instituições de saúde, especialmente no setor público, onde os desafios estruturais são historicamente maiores. Esses selos atestam que as unidades seguem padrões rigorosos de qualidade, segurança do paciente e gestão eficiente.
Na saúde pública, esse reconhecimento ganha ainda mais relevância, pois demonstra o compromisso das instituições em oferecer um cuidado humanizado, seguro e resolutivo à população, elevando a confiança da sociedade e fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS).
Com a manutenção e conquista de certificações reconhecidas nacional e internacionalmente, as UPAs demonstram aderência a protocolos rigorosos de qualidade, segurança assistencial e gestão em saúde. Esses resultados consolidam o desempenho técnico da rede de urgência e emergência do município, alinhado às diretrizes do SUS e aos mais elevados padrões de excelência em saúde pública.
Mais lidas
-
1Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
2Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
3Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
4Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
5Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia