Saúde
Mais uma recém-nascida é transferida para centro cardiológico em Recife
Por meio do Programa Salva Mais bebê, criança foi levada da Maternidade Santa Mônica, em Maceió, para o Procape, referência nacional em cardiologia

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) realizou, nesta segunda-feira (21), a transferência de mais uma recém-nascida com cardiopatia congênita da Maternidade Escola Santa Mônica, em Maceió, para o Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco Professor Luiz Tavares (Procape), em Recife. A bebê, de apenas 21 dias, foi levada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea para receber atendimento especializado em um dos maiores centros cardiológicos do país.
A transferência da bebê, cujo quadro de saúde exigia cuidados de alta complexidade, foi viabilizada por meio do Programa Salva Mais, coordenado pelo Departamento Estadual de Aviação (DEA), em parceria com a Central de Regulação de Alta Complexidade (Cerac) da Sesau. O objetivo da ação é assegurar que pacientes alagoanos em estado grave tenham acesso aos melhores serviços de saúde disponíveis, mesmo fora do estado.
A mãe da bebê, a dona de casa Giovana da Silva, relata que está ansiosa pela cirurgia, mas diz ter certeza de que dará tudo certo para a filha, que mesmo com tão pouco tempo de vida já é uma lutadora. “Aqui, fui muito bem tratada. Só tenho a agradecer aos médicos e enfermeiros. Agora é só esperar pela cirurgia em Recife, mas já deu tudo certo”, disse.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou a articulação e o comprometimento das equipes envolvidas na operação. “Mais uma vez, conseguimos garantir que uma vida alagoana tivesse acesso ao que há de melhor em cardiologia no país. Nossos profissionais atuaram com agilidade e sensibilidade, conseguindo a vaga no Procape e organizando toda a logística com o Salva Mais e o DEA. Essa é uma missão que seguimos com firmeza”, afirmou o gestor.
A recém-nascida foi encaminhada ao Procape, centro de excelência no tratamento de cardiopatias, considerado o maior do Norte-Nordeste e referência nacional. A unidade dispõe de estrutura especializada para realizar procedimentos de alta complexidade que ainda não são oferecidos em Alagoas, garantindo a continuidade do tratamento da bebê.
A ação integra um conjunto de estratégias do Governo de Alagoas para ampliar o acesso à saúde especializada, reforçando o compromisso do governador Paulo Dantas com o cuidado integral e humanizado à população.
Mais lidas
-
1Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
2Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
3Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
4Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
5Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia