Saúde

HMA oferece atendimento especializado para diagnóstico e tratamento do Parkinson

Unidade assegura assistência ambulatorial, cujo encaminhamento ocorre por meio das Unidades Básicas de Saúde municipais

Por Neide Brandão / Ascom Hospital Metropolitano de Alagoas 15/04/2025 10h12
HMA oferece atendimento especializado para diagnóstico e tratamento do Parkinson
Hospital Metropolitano de Alagoas: unidade dispõe de um ambulatório especializado para atendimento de pacientes dom Parkinson - Foto: Neide Brandão / Ascom Hospital Metropolitano de Alagoas

No mês de Conscientização da Doença de Parkinson, o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, reforça a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da doença, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. A unidade dispõe de um ambulatório especializado para atendimento de pacientes, oferecendo suporte médico e terapêutico essencial para melhorar a qualidade de vida dos acometidos.

Para ser atendido no Ambulatório de Distúrbios do Movimento e Doença de Parkinson, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) municipal mais próxima de sua residência. A partir daí, será encaminhado para o Hospital Metropolitano de Alagoas, por meio da regulação estadual, garantindo que receba atendimento especializado de forma organizada e eficiente.

Entendendo a doença

O neurologista Rodrigo Nobre, responsável pelo ambulatório, contou que a doença de Parkinson é a segunda maior doença neurodegenerativa acometendo cerca de 200 mil pessoas em nosso país. Ele explicou que o Parkinson compromete os movimentos e pode causar sintomas como tremores, rigidez muscular, lentidão dos movimentos e dificuldades de equilíbrio, de forma progressiva.

“O Parkinson não tem cura, mas o tratamento ajuda na qualidade de vida e funcionalidade do paciente. Aqui no Hospital Metropolitano de Alagoas, trabalhamos com um acompanhamento individualizado”, reforçou o médico.

História de superação

Entre os pacientes atendidos, Hélvio Freitas, de 60 anos, chegou para sua primeira consulta no ambulatório, após passar por uma cirurgia no Hospital Universitário (HU) e ser encaminhado ao Hospital Metropolitano de Alagoas para acompanhamento. Ele relata sua expectativa com o novo tratamento.

“Após a cirurgia, já percebi uma melhora significativa nos meus movimentos e, agora, com o acompanhamento especializado, tenho esperança de conquistar ainda mais qualidade de vida”, frisou o paciente Hélvio Freitas.

Sua esposa, Marineide Freitas, de 53 anos, compartilha a emoção de ver os avanços do marido. “Foram anos de desafios, de o ver perdendo a independência aos poucos. Agora, com a cirurgia e esse acompanhamento, estamos vendo uma luz no fim do túnel. Só temos a agradecer”, frisou esperançosa.

Compromisso com a saúde

O Ambulatório de Parkinson do Hospital Metropolitano de Alagoas reforçou o compromisso do Governo de Alagoas em oferecer assistência de qualidade para pacientes com doenças neurológicas, garantindo acesso ao diagnóstico, tratamento e suporte especializado. No mês de conscientização da doença, a principal mensagem é que a informação e o acesso ao tratamento fazem toda a diferença na vida de quem enfrenta a doença.