Saúde
Sesau garante assistência farmacêutica com medicamentos de alto custo a pacientes com doenças raras
Entre as medicações de patologias crônicas está o remédio destinado ao tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME)

No primeiro bimestre deste ano, o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), antiga Farmex, registrou 26.715 atendimentos a pessoas que buscaram medicamentos de alto custo para tratamento de doenças raras. Em média, foram 612 atendimentos diários, conforme dados divulgados nesta segunda-feira (7), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Para ter acesso aos medicamentos de alto custo do Ceaf, os usuários devem se dirigir à unidade, situada na Rua Oldemburgo da Silva Paranhos, 830, no bairro do Farol, em Maceió, no horário das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta. É necessário portar o laudo médico, receita prescrita e os exames assinados pelo médico que realizou o diagnóstico, assim como o RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS.
“Essa documentação irá ser submetida a um médico perito e, após a aprovação, o paciente será contactado para passar a receber a medicação mensalmente. Fornecemos medicamentos de alto custo para doenças crônicas e raras, garantindo qualidade de vida para milhares de alagoanos”, frisou a gerente de Assistência Farmacêutica da Sesau, Gabriela Souto Maior.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, afirmou que o Ceaf desempenha um papel fundamental na garantia de tratamentos especializados para os alagoanos. “A saúde é um direito de todos, e o Ceaf garante o acesso a tratamentos que muitas pessoas não têm condições de pagar, mas precisam de determinado medicamento para garantir que possam ter qualidade de vida”, afirmou.
Doenças
A gestora do Ceaf ressaltou que os medicamentos disponibilizados são fundamentais para o tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, como esclerose múltipla, artrite reumatoide e doença renal crônica. “Em Alagoas, atendemos pacientes que atendam os critérios exigidos pelo PCDT (Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas)”, informou Gabriela Souto Maior.
O Ceaf atende pacientes de todo o estado e, além da sede de Maceió, há unidades descentralizadas em Arapiraca, São Miguel dos Campos, Penedo, Santana do Ipanema, União dos Palmares, Palmeira dos Índios e Delmiro Gouveia.
%20(2).jpg)
Esses sete municípios alagoanos são parceiros do estado e disponibilizam unidades de distribuição de medicamentos de alto custo. Para isso, disponibilizam a estrutura física e a equipe operacional para garantir o atendimento”, completou Gabriela.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia
-
3Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
4Galo
CRB encerra treinos em São Paulo e segue nesta quarta para Santos
-
5Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos