Saúde

Alagoas começa vacinação contra gripe na segunda

Diversos grupos terão prioridade para imunização; Estado recebeu 80 mil doses do imunizante para os 102 municípios

Por Valdete Calheiros - colaboradora / Tribuna Independente 02/04/2025 08h59 - Atualizado em 02/04/2025 10h35
Alagoas começa vacinação contra gripe na segunda
Alagoas recebeu 80 mil doses da vacina contra a gripe, que começam a ser aplicadas segunda-feira (7) - Foto: Ministério da Saúde

A vacina contra Influenza estará disponível ao público-alvo da campanha, a partir da próxima segunda-feira, dia 7. Terão direito a receber o imunizante, em todos os postos de vacinação dos 102 municípios alagoanos, crianças de seis meses a menores de seis anos ((5 anos, 11meses e 29 dias), idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e educação, indígenas, caminhoneiros, profissionais das forças armadas e de salvamento, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas com comorbidades.

Até a próxima semana, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá capacitar os técnicos das secretarias municipais, assim como abastecer os municípios com as doses imunizantes. A meta do Ministério da Saúde é que Alagoas consiga a cobertura vacinal de 90% da população apta.

Desde o primeiro dia deste ano, Alagoas registrou três casos da doença. Não houve óbitos. No ano passado, houve 228 casos de Influenza no estado. E um total de 52 mortes.

A Secretaria de Saúde de Maceió informou que está recebendo as doses dos imunizantes e realizando a logística de distribuição nas Unidades de Saúde para dar início à campanha.

Maceió não registrou óbitos por Influenza no ano passado. Foram registrados três casos. No ano passado, foram 47 casos e oito mortes na capital.

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.
Alagoas recebeu 80 mil doses da vacina.