Saúde
Saúde abre campanha de prevenção ao câncer do colo de útero no Parque do Centenário
Na ocasião foram realizados encaminhamentos para citologia, mamografia, vacinação, orientações educativas, entre outros

A abertura do Março Lilás, mês da conscientização e prevenção do câncer de colo de útero, aconteceu na manhã desta terça-feira (11), no Parque do Centenário. A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) disponibilizou serviços e assistência por demanda espontânea ao público feminino da região.
A iniciativa pretende mobilizar e gerar acesso em saúde para a mulher em pontos estratégicos da capital, com o objetivo de informar, conscientizar e diagnosticar possíveis casos de câncer de colo de útero e de mama, facilitando o acesso ao tratamento precoce.
No local foram disponibilizados encaminhamentos para realização de citologia, mamografia, testes rápidos, atualização vacinal e ventosaterapia. Durante o evento houve momentos de acolhimento com palestras sobre prevenção e diagnóstico precoce e a importância do autocuidado. Além disso, houve música ao vivo com a presença do personagem Zé Gotinha para animar quem estava passando pelo local.
A coordenadora técnica de Atenção à Saúde da Mulher da SMS, Suzângela Mendonça, que está à frente da campanha Março Lilás, esteve na abertura e destacou a importância dessa mobilização.
“Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o terceiro tumor mais frequente entre as brasileiras é o de colo de útero. Isso significa que devemos nos preocupar e cuidar, buscando conscientizar para prevenir e em alguns casos tratar de forma adequada. Mobilizações como estas geram mais visibilidade e mais acesso à prevenção em saúde de todas as mulheres, incentivando-as a cuidar de sua saúde”, enfatizou Suzângela Mendonça.
Mais lidas
-
1Impactante!
Jamie é culpado em 'Adolescência'? Confira o final explicado da série
-
2'Filha' de 'Black Mirror'
Final explicado de 'Cassandra'! Entenda o maior mistério da série
-
3Copas
CSA inicia venda de ingressos para jogos contra CSE e Bahia
-
4Empresário
Proprietário do Sr. Brasa e Boteco do Zeca morre aos 51 anos de idade, em Maceió
-
5Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?