Saúde
No Dia da Mulher, especialistas reforçam a importância do autocuidado na rotina intensa
Procedimentos não invasivos e sem necessidade de tempo de recuperação se tornam aliados no bem-estar

No Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira, 8 de março, é momento de reconhecer as conquistas femininas, mas também de refletir sobre os desafios que ainda persistem. Entre trabalho, família e compromissos diários, muitas mulheres encontram pouco ou nenhum tempo para o autocuidado. A sobrecarga é evidente: segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2022, as mulheres dedicaram, em média, 21,3 horas semanais aos afazeres domésticos e cuidados com outras pessoas, enquanto os homens dedicaram 11,7 horas. O acúmulo de tarefas impacta diretamente o bem-estar e a saúde, tornando essencial a busca por soluções práticas que permitam conciliar as demandas do dia a dia com o cuidado pessoal.
O autocuidado não deve ser encarado como um luxo, mas sim como uma necessidade. Pequenos momentos dedicados a si mesmas podem trazer benefícios para a saúde física e mental. Seja por meio da prática regular de atividades físicas, da adoção de uma alimentação equilibrada ou até de momentos de relaxamento, são formas de manter a qualidade de vida.
E, com o avanço da tecnologia estética, surgem novas possibilidades para quem busca se cuidar sem comprometer a rotina. Nesse cenário, protocolos inovadores e dicas de estética podem mudar a vida de muitas mulheres. Segundo especialistas, existem momentos na vida que a mulher deixa de sentir-se mulher e vive uma vida só por viver; devido a rotina dos filhos, do casamento, da casa, e do trabalho. E quando olha o tempo passou, e o envelhecimento chegou, o corpo mudou, ganhou peso, celulite, estrias, trazendo uma baixa na autoestima.
Por isso as dicas de estética da doutora Patrícia Souza para esse momento tão especial do mês das mulheres, inclui prevenção, que faz toda a diferença. `` Tratamentos para cuidados com a pele já começa na adolescência, com gerenciamento de pele, como limpeza de pele profunda, que inclui limpeza diária, Hidratação, uso de proteção solar, evitar exposição solar em horários de alta radiação e alimentação saudável´´, afirma ela.
Para a doutora, a escolha de cosméticos adequados, e agendado uma consulta com um profissional da área, que vai explicar como esses itens vão influenciar na beleza e saúde da sua pele, pode fazer toda a diferença. Para as mulheres que buscam incluir o autocuidado na rotina sem comprometer compromissos diários, algumas estratégias podem ser adotadas.
``Priorize pequenas pausas, mesmo que seja apenas alguns minutos, reserve um tempo para relaxar, tomar um chá ou fazer exercícios de respiração. Crie uma rotina de skincare para manter a pele saudável, que não exige horas no espelho. Um bom hidratante e protetor solar já fazem diferença. Mantenha-se em movimento, para quem tem pouco tempo, atividades de alta intensidade de curta duração, como treinos de 15 a 20 minutos, podem trazer benefícios para o corpo e a mente. Alongamentos e pequenas caminhadas também ajudam a aliviar tensões e estresse. Invista em uma boa noite de sono, já que o descanso adequado melhora a disposição, fortalece o sistema imunológico e contribui para a saúde da pele´´, finaliza a doutora Patrícia Souza.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia
-
3Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
4Pedido
Jovem acusa juiz alagoano de violência sexual, mas desiste de medidas protetivas após decisão do TJ/AL
-
5Serraria
Duas pessoas morrem em acidente entre moto e caminhão na Via Expressa