Saúde
Fique atento à prevenção combinada no Carnaval
Preservativos e testes rápidos, por exemplo, estão disponíveis nos equipamentos municipais de saúde

O Carnaval é um dos períodos mais aguardados do ano, marcado por festas e celebrações. No entanto, é também um momento que exige atenção especial à prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Para garantir que todos possam se prevenir adequadamente, a rede municipal de saúde oferece os insumos de prevenção gratuitos nas Unidades Básicas de Saúde.
Além dos preservativos, estão disponíveis testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais, gel lubrificante, vacina contra hepatite B e HPV, essenciais para prevenção de doenças de transmissão sexual, PEP (Profilaxia Pós-Exposição), um método emergencial para a prevenção do HIV, disponível nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), e PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), medicamento preventivo para grupos de risco, disponível na Unidade Telessaúde do Caetés e no Bloco I do PAM Salgadinho.
A coordenadora técnica de ISTs, Aids e Hepatites Virais, Dayana Tenório, destaca que o acesso à prevenção é fundamental para reduzir a transmissão de ISTs e garantir mais qualidade de vida para a população. “Os preservativos e demais insumos estão disponíveis gratuitamente na rede de atenção à saúde de Maceió, permitindo que os foliões curtam o Carnaval com responsabilidade e segurança”, afirma.
Os preservativos, testes e demais insumos estão disponíveis em toda a rede de atenção à saúde de Maceió, incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), PAM Salgadinho e Unidade Telessaúde do Caetés.
Para retirar os preservativos e outros insumos, basta comparecer a uma dessas unidades e solicitar o material, sem necessidade de agendamento.
Importância da prevenção
Durante o Carnaval, a incidência de relações sexuais casuais tende a aumentar, o que pode elevar o risco de contágio por ISTs. Segundo o Ministério da Saúde, doenças como sífilis, gonorreia e clamídia estão entre as ISTs mais comuns no Brasil, sendo que muitas delas podem ser prevenidas com o uso correto do preservativo.
O HIV também continua sendo uma preocupação, e a prevenção combinada — que inclui o uso de preservativos, PrEP e PEP — é uma estratégia eficiente para reduzir os índices de transmissão. Além disso, o diagnóstico precoce, realizado por meio dos testes rápidos, permite um tratamento mais eficaz e melhora a qualidade de vida dos pacientes.
Dicas para um Carnaval seguro
Para curtir a folia com segurança, use sempre preservativos internos ou externos em todas as relações sexuais, se possível, faça um teste rápido antes e depois do Carnaval para verificar sua saúde, se houver exposição ao risco, procure imediatamente uma UPA para iniciar a PEP dentro de 72 horas. Mantenha-se hidratado e respeite os limites do seu corpo, evite excessos com álcool e outras substâncias.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia
-
3Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
4Pedido
Jovem acusa juiz alagoano de violência sexual, mas desiste de medidas protetivas após decisão do TJ/AL
-
5Serraria
Duas pessoas morrem em acidente entre moto e caminhão na Via Expressa