Saúde
Cruzeiro de luxo com surto de nonovírus atracou na última quarta, em Maceió
Sesau disse que Anvisa manteve contato com setor de Vigilância em Saúde, mas não relatou novos casos
Passageiros de um cruzeiro de luxo, que trafega pela costa brasileira, foram diagnosticados com um surto de Doença Diarreica Aguda (DDA), após contaminação por nonovírus. O contágio foi comunicado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que realizou uma fiscalização a bordo da embarcação e informou, nessa quarta-feira (22), que monitora o estado de saúde das vítimas.
De acordo com o órgão de saúde, 127 passageiros do cruzeiro MSC Grandiosa, estão sendo monitorados. O navio atracou no Porto de Maceió na quarta-feira da semana passada e tem previsão de retornar à capital alagoana na próxima quarta (29).
A Anvisa enviou uma equipe até o navio, logo após os primeiros sintomas da doença, no dia 18 de janeiro. A embarcação pertence à empresa MSC Cruzeiros, e possui 6.293 passageiros — 127 (2%) deles foram diagnosticados com a doença.
De acordo com o órgão, o vírus é transmitido de pessoa a pessoa e por contato com superfícies contaminadas. Os passageiros diagnosticados foram isolados e estão sendo monitorados.
Em nota, a MSC Cruzeiros informou que adotou “todas as precauções necessárias para manter um ambiente saudável a bordo”. A empresa disse ainda que está “monitorando de perto os relatos de casos entre os hóspedes” e que intensificou os procedimentos de limpeza e sanitização em todo o navio.
“Todos os hóspedes foram orientados a lavar as mãos com frequência e entrar em contato com o Centro Médico, caso de apresentem quaisquer sintomas gastrointestinais”, completou a empresa.
Para evitar a proliferação dos casos de Doença Diarreica Aguda, os agentes da Anvisa orientaram o isolamento dos passageiros contaminados. Dentre os sintomas diagnosticados, estão evacuações frequentes e líquidas, vômitos, pele e boca secas e dificuldade em urinar. A Anvisa informou que amostras foram coletadas para testes laboratoriais.
A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que a Anvisa manteve contato com o setor de Vigilância em Saúde de Alagoas na última quinta-feira, porém não relatou nova ocorrência nesse cruzeiro. O órgão nacional garantiu que os casos identificados desembarcaram em Santos e todas as medidas sanitárias foram adotadas.
SURTO
Conforme o item 3.1.3 do Guia Sanitário para Navios de Cruzeiros, é considerado surto quando há um aumento da ocorrência de casos de doença entre um grupo específico de pessoas. No caso de DDA, diagnosticada nos passageiros do cruzeiro de luxo, considera-se surto quando o número de contaminados atingir ou ultrapassar 2% do total de embarcados.
Mais lidas
-
1Reta final!
'A Fazenda 17' terá roça especial e volta de ex-peões; veja calendário
-
2Alagoas
Filha é presa por maus-tratos e omissão de socorro contra idoso em Belo Monte
-
3Maceió
Arcebispo: Igreja não vende areia à Braskem
-
4Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'
-
5Nesta terça-feira (9)
Polícia Militar de Alagoas lamenta morte do cabo Lucas Gomes Canabarro




