Saúde

Hemoal do Trapiche passa por dedetização neste sábado (11) e atende doadores sangue até 13h

Por Suely Melo / Ascom Sesau 10/01/2025 16h03
Hemoal do Trapiche passa por dedetização neste sábado (11) e atende doadores sangue até 13h
Hemoal - Trapiche - Foto: Sesau/AL

A Unidade Trapiche do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), em Maceió, terá o horário de atendimento aos doadores de sangue alterado, neste sábado (11), devido a um processo de dedetização no prédio e, por esta razão, excepcionalmente, o funcionamento será encerrado às 13h. Apesar da mudança, o fornecimento de sangue e hemocomponentes aos hospitais e maternidades seguirá normalmente, garantindo suporte aos pacientes que necessitem de transfusões.

Os voluntários que estejam na capital alagoana e desejem doar sangue no período da tarde, podem se dirigir à Unidade Via Expressa do Hemoal Maceió, que funciona ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), até às 17h.

Os interessados em se candidatar à doação voluntária de sangue devem seguir as determinações do Ministério da Saúde (MS), que preconiza ter idade entre 16 e 69 anos. Ela também determina que os voluntários tenham no mínimo 50 quilos e portem um documento de identificação com foto, além de estarem bem de saúde e alimentados.

No caso das pessoas que tenham contraído a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, a doação de sangue é proibida. Quanto às gestantes e lactantes, não é permitida a doação de sangue durante este período e as pessoas acometidas pelo novo coronavírus e a Influenza devem aguardar 10 dias após o término dos sintomas para comparecer ao Hemoal.