Saúde
Jornada Alagoana de Homeopatia destaca avanços e benefícios da prática integrativa
A 3ª edição da Jornada Alagoana de Homeopatia teve início nessa quinta-feira (21), data em que se celebra o Dia Nacional da Homeopatia. O evento, promovido pela Associação Alagoana de Homeopatia (AAH), reuniu profissionais, pesquisadores e entusiastas para debater os avanços e os impactos da homeopatia na saúde.
Márcia Corcino, presidente da AAH, abriu o encontro destacando o papel transformador da homeopatia no cuidado à saúde, com ênfase no tratamento individualizado e na integração entre corpo e mente. Ela alertou para o aumento expressivo das doenças mentais na população e os riscos associados ao uso excessivo de medicamentos ocasionais, que muitas vezes causam efeito rebote – agravando o quadro do paciente.
"As pessoas não têm ideia de como a homeopatia pode ajudar a salvar vidas. Há casos em UTIs de pacientes que saíram de um quadro paliativo usando a homeopatia, infecção grave, insuficiência renal grave, doenças autoimunes e outras condições críticas", enfatizou Márcia Corcino.
Homeopatia no tratamento oncológico
Um dos destaques da programação foi a palestra do médico Lucas Pacheco, coordenador da pós-graduação em Homeopatia da Plenitude Educação, de São Paulo. Ele apresentou o tema "Ampliando as perspectivas no tratamento oncológico – Viscum album", abordando o uso dessa substância como coadjuvante no tratamento de diversas doenças, incluindo câncer de mama, fígado, pâncreas, trato de pele, infecções e digestório, além de linfomas e leucemias crônicas.
“O Viscum album não apenas auxilia no tratamento de câncer, mas também oferece benefícios importantes em outras condições, como insuficiência renal e uremia. Ele melhora a oxigenação dos tecidos cardíacos, ajuda a tonificar o coração e o prepara para responder melhor ao estresse e aos danos causados por doenças graves”, explicou Pacheco.
Abordagem humanizada e resultados animadores
A Jornada também enfatizou o diferencial da homeopatia na abordagem personalizada, considerando as particularidades de cada paciente e buscando harmonizar os aspectos físicos e emocionais. Estudos e relatos apresentados durante o evento demonstraram resultados animadores, reforçando o potencial da prática em situações complexas e como ferramenta complementar a tratamentos prejudiciais.
O evento segue com programação até hoje (22), reunindo profissionais de diversas áreas específicas da saúde para aprofundar os conhecimentos sobre a homeopatia e suas aplicações.
O que é Homeopatia
A Homeopatia é um sistema médico complexo, de caráter holístico, baseada no princípio vitalista e no uso da lei dos semelhantes enunciada por Hipócrates no século IV a.C., segundo a qual os semelhantes se curam pelos semelhantes, isto é, para tratar um indivíduo que está doente é necessário aplicar um medicamento que, quando experimentado em um homem sadio, apresente os mesmos sintomas que o doente apresente.
Esse princípio é parecido com o das vacinas. A homeopatia é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) desde 1980. Mas, embora seja esta a data da oficialização no Brasil, a Homeopatia é uma das mais antigas especialidades no mundo.
Saiba mais aqui
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha