Saúde
Parceria entre Sesau e Corpo de Bombeiros assegura coleta de leite materno
![Parceria entre Sesau e Corpo de Bombeiros assegura coleta de leite materno](http://img.tribunahoje.com/uot4ulHaePR_N7ovvho8ek2jja0=/840x520/smart/s3.tribunahoje.com/uploads/imagens/parceria-entre-sesau-e-corpo-de-bombeiros-assegura-coleta-de-leite-materno.jpg)
Por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), semanalmente é realizada a coleta de leite materno doado para alimentar bebês prematuros internados na Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), em Maceió. A iniciativa ajuda a salvar os recém-nascidos, assistidos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, proporcionando uma maior segurança alimentar já nos primeiros dias de vida.
Por meio da parceria, todas as terças-feiras, a Sesau disponibiliza um veículo com motorista e o CBM/AL designa um militar da corporação para fazer a coleta. Em seguida, a equipe segue para a maternidade, onde recebem o roteiro de endereços das doadoras e também os equipamentos necessários para o armazenamento do leite materno coletado, cumprindo assim a rota estipulada pela maternidade.
A coordenadora do Programa Estadual de Saúde da Mulher, Diolyne Barros, explica que o leite materno coletado é levado para a MESM, onde é pasteurizado com o objetivo de matar microorganismos prejudiciais aos bebês. “Após esse processo, 50% do leite é ofertado para os recém-nascidos prematuros da maternidade e 50% ainda pode ser revertido para a mãe doadora, caso ela tenha interesse”, contou a profissional.
Diolyne Barros também destaca a importância do ato de doar leite materno. “É uma atitude de amor. Em muitos casos, as mães não têm leite por causa de várias condições, a exemplo do parto prematuro. Outro ponto é que bebês fragilizados também não podem ir para o seio da mãe. É aí que a doação de leite materno entra como protagonista e os bebês podem receber esse leite pasteurizado, visando melhorar o seu desenvolvimento e ganho de peso”, pontuou.
![](http://alagoas.al.gov.br/imagens/conteudos/bcac832b117d4d7de85e586abbf9cf21//20082024%20Coleta%20de%20Leite%20Humano%20Jadna%20Cassiano%20(DR)%20(1).jpg)
Doadoras
Jadna Cassiano, de 34 anos, mãe da pequena Maria Jamyle, é uma das doadoras de leite materno para a MESM. Ela ressalta o sentimento de poder ajudar outras mamães. “Fico muito feliz em saber que estou ajudando uma criança, uma mãe e uma família de forma geral. Doar leite é salvar vidas e é fundamental que outras mulheres que amamentam também participem dessa causa tão nobre”, afirmou.
Mãe do recém-nascido Matteo Oliveira, a jovem Ruth Oliveira, de 24 anos, também é doadora e reforça que as mamães não precisam ter medo de ajudar. “O leite materno é uma espécie de vacina para o bebê. Não precisa se preocupar em doar, pois quanto mais tira, mais o nosso corpo produz. Não temos um estoque dentro da gente, temos uma fábrica. Por isso, pode fazer esse gesto sem preocupação”, disse.
![](http://alagoas.al.gov.br/imagens/conteudos/bcac832b117d4d7de85e586abbf9cf21//20082024%20Coleta%20de%20Leite%20Humano%20Ruth%20Oliveira%20(DR).jpg)
Como doar
As mães interessadas em doar leite materno devem entrar em contato com o Banco de Leite Humano da MESM, por meio dos telefones 3315-4434 e 98833-8808 (WhatsApp). O processo inclui o preenchimento de um cadastro e a apresentação dos exames de pré-natal. Após a aprovação, a doação pode ser coletada pela equipe, por meio da entrega do kit para a captação, ou feita presencialmente no Banco de Leite Humano (BLH) da MESM.
Além da doação de leite, frascos de vidro, essenciais para o armazenamento do leite materno, podem ser doados no BLH da MESM. Os recipientes devem ter de 150 ml e 300 ml e vir com tampas plásticas rosqueáveis. O Banco de Leite Humano da Santa Mônica, gerenciado pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), está localizado na Avenida Comendador Leão, S/N, no bairro Poço, em Maceió, e funciona 24 horas por dia, exceto domingo pela manhã.
Mais lidas
-
1Thriller psicológico
Pisque Duas Vezes: Final Explicado! O que realmente acontecia na ilha?
-
2Música
Show do Coldplay no Brasil em 2025 já tem data confirmada e será no Mangueirão, em Belém
-
3Decisão
Igreja manda encerrar venda de areia em Marechal
-
4Pré-eclâmpsia
Estado de saúde de Lexa se agrava e parto deve acontecer a qualquer momento
-
5Ato obsceno
Casal é flagrado fazendo sexo em praça pública em plena luz do dia em Palmeira dos Índios