Saúde
Maceió cria Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
O Município de Maceió criou o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional(Consea) e Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional(Caisan), que irá garantir o direito a uma alimentação adequada à população. O decreto foi publicado no Diário Oficial, dessa quinta-feira(4).
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional tem competência consultiva, propositiva e fiscalizadora de verbas ou recursos de fundo, projeto, plano ou programa de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) no Município de Maceió e integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).
O Consea Maceió tem como finalidade defender o direito constitucional de cada pessoa à alimentação e à segurança alimentar e nutricional, bem como auxiliar a administração pública na análise, planejamento, formulação e aplicação de políticas, na fiscalização das ações governamentais e nas decisões de matéria de sua competência, além de apoiar, propor, acompanhar, definir políticas, planos, programas e ações que assegurem a todos o direito humano à alimentação adequada.
O Consea Maceió será composto por representantes das áreas governamentais dos seguintes órgãos municipais: Gabinete Civil de Maceió (GABCIVIL); Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (SEMDES); Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB); Secretaria Municipal de Educação (SEMED);Secretaria Municipal de Saúde (SMS); Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura (SEMAPA);Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SEMTES); e por representantes da sociedade civil.
Caisan
A Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional(Caisan) de Maceió tem a finalidade de promover a articulação e a integração dos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal ligados à área de Segurança Alimentar e Nutricional, incluindo seus programas, projetos e ações.
A Caisan será composta por representantes governamentais titulares e suplentes no Consea Maceió, além dos secretários municipais, ou representantes oficiais dos órgãos municipais responsáveis pelas pastas ligados à segurança alimentar e nutricional.
Dentre suas competências destacam-se: a elaboração da Política e do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional - SAN, indicando objetivos, metas, fontes de recursos, instrumentos de acompanhamento, monitoramento e avaliação de sua implementação e coordenar a execução da Política e do Plano Municipal de SAN do munícipio de Maceió.
Para saber mais como funcionarão o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional(Consea) e Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional(Caisan), acesse o decreto.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Em Pernambuco
Médica morre em batida envolvendo um carro e uma moto em Caruaru
-
3Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Provedores de Internet
Associação denuncia ataque em massa que pode prejudicar mais de meio milhão de internautas em Alagoas