Entretenimento

O crime real que inspirou Dinheiro Suspeito, novo sucesso da Netflix

Com Ben Affleck e Matt Damon, Dinheiro Suspeito foi inspirado em uma ocorrência policial na Flórida, nos Estados Unidos

Por Adriana Arcoverde com Televisão/Metrópoles 23/01/2026 16h25
O crime real que inspirou Dinheiro Suspeito, novo sucesso da Netflix
Com Ben Affleck e Matt Damon, Dinheiro Suspeito foi inspirado em uma ocorrência policial na Flórida, nos Estados Unidos - Foto: Divulgação/Netflix

Estrelado por Ben Affleck e Matt Damon, Dinheiro Suspeito é o novo fenômeno que conquistou os espectadores da Netflix e se tornou uma das produções mais vistas dos últimos filmes. O filme, um suspense policial intenso, leva um caso real da polícia dos Estados Unidos para as telas.

Na trama, os astros de Hollywood interpretam policiais da equipe tática da Narcóticos de Miami (EUA). Eles são ameaçados por todos os lados após a morte do capitão da unidade, que revela um esconderijo que guarda uma fortuna ligada ao crime organizado.

A história real

O ponto de partida para a história, o dinheiro escondido, de fato, é baseado em uma ocorrência real dos policiais norte-americanos do sul da Flórida. O roteirista e diretor Joe Carnahan disse que teve como principal inspiração um caso em que atuou um dos amigos do cineasta, Chris Casiano, à época chefe da narcóticos da polícia do Condado de Miami-Dade.

“O filme surgiu de uma experiência profundamente pessoal pela qual um amigo meu passou, tanto como pai quanto como chefe da divisão tática de narcóticos do departamento de polícia de Miami-Dade”, contou Carnahan

Uma simples investigação de tráfico de maconha, em 2016, acabou se tornando digna de manchetes quando as equipes se depararam com um elaborado mecanismo usado para esconder grandes quantias de dinheiro.

O esconderijo ficava atrás de uma parede falsa, que se revelou aos policiais após um deles puxar um utensílio de jardinagem disposto em uma loja. Dentro, foram encontrados 24 baldes de uma rede de materiais de construção cheios de dinheiro vivo, totalizando US$ 24 milhões (R$ 128,9 milhões).

Assim como no filme, os policiais foram obrigados pelo protocolo a permanecer no local até que contassem toda a quantia duas vezes. O processo durou 42 horas, deixando-os vulneráveis diante da possibilidade de que os criminosos surgissem a qualquer momento para reivindicar o montante.

Ao contrário de como ocorre em Dinheiro Suspeito, nenhum capanga de cartel de drogas ou policial corrupto veio de fato a trocar tiros com os agentes da ocorrência. Outros elementos reais, no entanto, foram incorporados ao enredo do filme da Netflix.

O luto do protagonista Dane Dumars, interpretado Matt Damon, foi inspirado na vida pessoal do oficial Chris Casiano. O policial perdeu, em 2021, o filho Jake, de 11 anos, após uma batalha contra o câncer.

Para homenageá-lo, o diretor decidiu que a tragédia faria parte da motivação do personagem. O nome do garoto também é lembrado nos créditos finais do filme.

Leia a sinopse oficial:

Um grupo de policiais de Miami descobre um esconderijo com milhões em dinheiro vivo, gerando desconfiança à medida que pessoas de fora ficam sabendo da apreensão, fazendo-os questionar em quem podem confiar.