Saúde

Jovem que se jogou do 5º andar de prédio em Salvador é transferida para Alagoas

Alagoana chegou na tarde desse domingo a Maceió e será tratada em hospital público do estado

Por Josenildo Törres / Ascom Sesau 17/06/2024 07h43 - Atualizado em 17/06/2024 11h44
Jovem que se jogou do 5º andar de prédio em Salvador é transferida para Alagoas
Alagoana chegou no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares na tarde desse domingo e foi levada pelo Samu para uma unidade hospitalar da Sesau - Foto: Josenildo Törres / Ascom Sesau

A alagoana de 27 anos que se jogou do 5º andar de um prédio em Salvador, na Bahia (BA), para escapar das agressões do namorado, conforme relatou às autoridades de segurança pública, já está em solo alagoano e internada em um hospital da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que será mantido em sigilo para resguardar sua integridade física. Ela chegou a Maceió na tarde deste domingo (16), após articulação do secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, com a gestora da saúde estadual baiana, Roberta Santana, e foi recebida no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares pela equipe de socorristas do Programa Salva Mais, formado por socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL).

Acompanhada por uma guarnição da Patrulha Maria da Penha e pela secretária-executiva da Mulher e dos Direitos Humanos, Dilma Pinheiro, que representou a titular da pasta, Maria José da Silva, a alagoana trazida de Salvador para Maceió terá toda a assistência necessária da Sesau até se recuperar plenamente e receber alta médica. Conforme o prontuário médico do Hospital Geral do Estado (HGE) de Salvador, onde a alagoana estava internada até a manhã deste domingo (16), ela “sofreu fraturas múltiplas no corpo, além de estar com o psicológico abalado, sendo necessário receber suporte médico-hospitalar”.

Alagoana ficará internada na unidade hospitalar mantida pela Sesau até se recuperar plenamente e receber alta médica (Foto: Josenildo Törres / Ascom Sesau)

Diante deste quadro clínico, o secretário de Estado da Saúde de Alagoas atendeu o apelo do pai e do irmão da paciente e, além do traslado para Maceió, onde a família reside, foi assegurada a assistência com uma equipe multidisciplinar de saúde, visando obter o seu pleno restabelecimento. “Ao tomarmos conhecimento da angústia da família, adotamos todas as providências necessárias para, primeiro, trazermos ela de Salvador para Maceió, via transporte aéreo. Em seguida, atuamos para que ela recebesse assistência médico-hospitalar em uma das unidades da Sesau, onde todo o tratamento e acompanhamento psicológico será garantido, até que ela esteja pronta para receber alta hospitalar e possa retomar a sua vida, ao lado de sua família”, salientou Gustavo Pontes de Miranda.

Conforme o médico Ewerton Soares, que integrou a equipe do Samu responsável pela transferência da paciente, ao chegar à unidade de saúde, ela apresentava quadro de saúde estável, estava responsiva e ressaltou aos socorristas estar feliz por ter retornado à sua cidade natal. “Participar desta operação foi muito gratificante e ressaltamos que ela só foi possível graças aos esforços conjuntos dos secretários da Saúde de Alagoas e da Bahia, respectivamente, Gustavo Pontes de Miranda e Roberta Santana, do apoio da secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva, que esteve em Salvador acompanhando o caso, e da determinação do governador Paulo Dantas, que incumbiu nossa equipe de prestar a assistência com agilidade e eficiência”, salientou, ao ressaltar o trabalho conjunto com a enfermeira Aline Gonçalves e o condutor socorrista Márcio Colônia.

Entenda o Caso

No último dia 9 deste mês, a alagoana de 27 anos estava em um edifício localizado na capital baiana, e se jogou do 5º andar para escapar do companheiro, que segundo ela o agrediu fisicamente. Ela sofreu fraturas múltiplas no corpo, após cair em cima de um alambrado e foi socorrida pelo Samu da Bahia, sendo encaminhada para o Hospital Geral do Estado (HGE) de Salvador, onde recebeu os primeiros atendimentos médicos.

Aflitos, o pai e o irmão da alagoana viajaram até Salvador de ônibus e, ao chegarem na capital baiana, apelaram por ajuda para realizar o traslado dela até Maceió, onde a família reside. Eles também solicitaram assistência médico-hospitalar para que o tratamento tivesse continuidade na capital alagoana, o qual será assegurado pela Sesau, conforme assegurou o titular da pasta, médico Gustavo Pontes de Miranda.