Saúde

Livro “Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista” ganha nova edição atualizada e ampliada

Versão atualizada traz novos estudos para auxiliar profissionais que trabalham com o autismo. O lançamento acontece dia 28 de abril, em Maceió

Por Assessoria 17/04/2024 11h50
Livro “Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista” ganha nova edição atualizada e ampliada
Organizado pelas pós-doutoras em Psicologia, Ana Carolina Sella e Daniela Ribeiro - Foto: Divulgação

No Abril Azul, uma iniciativa global dedicada a aumentar a conscientização sobre o autismo, o livro “Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista” ganha uma segunda edição com capítulos revisados e atualizados para acompanhar a evolução dos estudos da área. Organizado pelas pós-doutoras em Psicologia, Ana Carolina Sella e Daniela Ribeiro, esta nova versão traz informações essenciais sobre mudanças nas intervenções para pessoas no Espectro Autista. O lançamento acontecerá no dia 28 de abril (domingo), às 16h, no Centro de Convenções de Maceió (Rua Celso Piatti, 280-372, Jaraguá). O evento é aberto ao público, com entrada franca. O Grupo Editorial Appris é o responsável pelas duas edições.

A obra reúne capítulos de pesquisadores e clínicos de diferentes instituições brasileiras e internacionais. O conteúdo traz informações fundamentais para que os profissionais e estudantes compreendam a Análise do Comportamento Aplicada (ABA, do inglês Applied Behavior Analysis) e as avaliações, intervenções e considerações éticas no trabalho com as pessoas no Espectro Autista. Entre as novidades, o livro ganhou também dois novos capítulos. Um deles aborda questões éticas e polêmicas atuais sobre a ABA aplicada ao TEA. O outro trata da avaliação e da intervenção nas habilidades orais-motoras de alimentação, em uma interface importante da ABA com a fonoaudiologia.

Doutora e mestre em Educação Especial, Daniela Mendonça Ribeiro conta que desde a publicação da primeira edição do livro, em 2018, houve muitos avanços no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Esses avanços estão relacionados, principalmente, à ampliação da já comprovada efetividade de procedimentos baseados na ABA para ensinar novas habilidades às pessoas com TEA e no trabalho com excessos comportamentais que costumam representar comportamentos interferentes à uma qualidade de vida mais ampliada. Além disso, nos últimos cinco anos, temos discutido questões éticas importantes na tentativa de proporcionar um tratamento mais compassivo a essa população”, explica a professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Já Ana Carolina Sella é analista do comportamento, certificada internacionalmente, e fala mais sobre os aspectos polêmicos e éticos presentes na nova edição. “Dado o calor das discussões na área nos últimos 2-3 anos, os autores buscaram trazer informações sobre a importância da avaliação do assentimento e do trauma e como as intervenções devem se modificar de acordo. O livro também está repleto de discussões sobre qualidade de vida e atendimento compassivo a esta população. O material está atualíssimo e esperamos que os leitores se beneficiem da leitura da segunda edição do livro”, relata a doutora e mestre em Ciências do Comportamento Aplicada e Educação Especial.

Sobre as organizadoras:


Ana Carolina Sella é analista do comportamento, certificada internacionalmente pela Behavior Analyst Certification Board (BACB) e pela Qualified Applied Behavior Analysis Credentialing Board (QABA). Formada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina, Mestre e Doutora pela UFSCar e Mestre pela University of Kansas. Realizou seu pós-doutorado em Psicologia Comportamental para Transtornos do Autismo pelo Nebraska Medical Center (EUA). Suas áreas de expertise incluem ensino de linguagem, design instrucional e geratividade. É diretora do Aprendizagem em Pauta, empresa que presta serviços de supervisão, consultoria, treinamento e cursos na área de avaliações e intervenções para o TEA. Ana Carolina também é revisora e publica artigos em periódicos de Psicologia e Educação nacionais e internacionais, com ênfase em populações especiais.

Daniela Mendonça Ribeiro é analista do comportamento acreditada pela Associação Brasileira de Ciências do Comportamento (ABPMC). Pós-doutora em Psicologia; doutora e mestre em Educação Especial e graduada em Pedagogia; todos os títulos obtidos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente, é docente do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). É autora de artigos científicos publicados em renomados periódicos da área da Análise do Comportamento. O foco de sua pesquisa é no ensino de habilidades de linguagem para crianças com Transtorno do Espectro Autista e no treinamento de profissionais para a aplicação de procedimentos derivados da Análise do Comportamento Aplicada.

Sobre a editora:


Este livro foi publicado pelo Grupo Editorial Appris, que conta com 5 selos editoriais, das mais diversas áreas literárias, técnicas e científicas. Com 14 anos de existência e a experiência de seus editores, que atuam há mais de 35 anos no mercado editorial, a Appris possui um catálogo com mais de 10 mil obras publicadas e que continua a crescer com uma média de 70 lançamentos por mês.

Serviço:
Lançamento: Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista – Editora Appris
Data: 28 de abril (domingo)
Horário: 16h
Local: Centro de Convenções de Maceió
Endereço: Rua Celso Piatti, 280-372 - Jaraguá, Maceió - AL
A entrada é franca, aberta ao público e não requer inscrição prévia.