Saúde

Ministério da Saúde confirma primeira morte por dengue em Alagoas este ano

Jogador de futebol João Leonardo Isidoro de Almeida, de 19 anos, morreu no dia 19 de março; caso ocorreu em Atalaia

Por Tribuna Hoje 26/03/2024 18h44 - Atualizado em 26/03/2024 22h56
Ministério da Saúde confirma primeira morte por dengue em Alagoas este ano
João Leonardo tinha 19 anos - Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde confirmou a primeira morte por dengue em Alagoas. Trata-se do jogador de futebol João Leonardo Isidoro de Almeida, de 19 anos, que residia em Atalaia. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que sete mortes estão sendo investigadas.

O jogador tinha passagens pelas categorias sub-20 de ASA e CRB. Os dois clubes emitiram notas de pesar pelo falecimento do jovem. À época não foi divulgada a causa da morte.

A amostra do sangue do atleta foi coletada e enviada Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL). Ele morreu no Hospital Geral do Estado.

Balanço

A Sesau divulgou que Alagoas teve registro em 2024 de 3.045 casos suspeitos de dengue e que, destes, 1.557 foram confirmados. Em comparação ao ano passado, até a Semana Epidemiológica 12, aconteceram 1.325 casos suspeitos notificados e 822 confirmados. 

Foi informado também pela Sesau que "com relação aos óbitos, até a Semana Epidemiológica 12 foi confirmado um óbito, que refere-se a um paciente do sexo masculino, residente em Atalaia; no mesmo período do ano passado não houve óbito confirmado. Ainda com relação aos óbitos por dengue, esclarece que sete encontram-se em investigação nos municípios de Arapiraca (1), Jequiá da Praia (1), Marechal Deodoro (1), Maceió (2), Santana do Mundaú (1) e União dos Palmares (1)".

A assessoria da secretaria destacou que “o Aedes aegypti se reproduz o ano todo, com mais força na nossa região durante a quadra chuvosa, em razão das constantes chuvas e da manutenção do calor, condições favoráveis ao mosquito. Cerca de 80% dos focos do mosquito estão nas nossas casas, devemos evitar o acúmulo de água não só nos quintais, mas também na parte interna”.