Saúde
Defensoria e HGE discutem estratégias para aumentar doação de órgãos
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL), representada pelo Defensor Público Lucas Monteiro Valença, realizou uma visita técnica ao Hospital Geral do Estado (HGE) nessa terça-feira, 19. O momento teve como objetivo discutir estratégias para aumentar a doação de órgãos dentro da unidade de saúde. Além do HGE, a Instituição planeja visitar outras três unidades de saúde nos próximos dias para tratar sobre o tema.
Durante a reunião, o defensor público e a equipe técnica do hospital debateram sobre a necessidade de realizar capacitações dos médicos, assim como trabalhar para diminuir os casos de subnotificação de possíveis doadores.
O baixo índice de transplantes múltiplos de órgãos foi constatado pela Defensoria Pública no início deste ano, durante sua atuação relacionada ao atendimento de pacientes renais. Conforme dados da Central Estadual de Transplantes (CET), o estado de Alagoas registrou apenas 7 casos de doações múltiplas de órgãos ao longo do ano de 2023. Atualmente, 518 pessoas aguardam na fila por doação de órgãos somente no Estado de Alagoas, havendo outras centenas inscritas em listas de outros estados.
Mais lidas
-
1Thriller psicológico
Pisque Duas Vezes: Final Explicado! O que realmente acontecia na ilha?
-
2Pré-eclâmpsia
Estado de saúde de Lexa se agrava e parto deve acontecer a qualquer momento
-
3Música
Show do Coldplay no Brasil em 2025 já tem data confirmada e será no Mangueirão, em Belém
-
4Ato obsceno
Casal é flagrado fazendo sexo em praça pública em plena luz do dia em Palmeira dos Índios
-
5Dano moral
Após saldo 'bilionário' negativo, mulher vai buscar indenização