Saúde

Três unidades de saúde de Maceió reforçam Campanha de Multivacinação neste sábado (30)

Ação visa mobilizar população da Santa Amélia, João Sampaio e Jardim Petrópolis para atualização vacinal de crianças e adolescentes

Por Cássia Oliveira / Ascom SMS 29/09/2023 16h36 - Atualizado em 30/09/2023 10h19
Três unidades de saúde de Maceió reforçam Campanha de Multivacinação neste sábado (30)
Campanha é voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos - Foto: Ascom SMS

Neste sábado (30), as unidades de saúde José Guedes de Farias (Santa Amélia), Antônio de Pádua (Jardim Petrópolis) e João Sampaio (Conjunto João Sampaio) estarão de portas abertas, das 8h às 17h, para somar esforços à Campanha Nacional de Multivacinação.

A iniciativa, organizada pela Secretaria de Saúde de Maceió, por meio da parceria entre a Coordenação do 4º Distrito Sanitário (DS) e a Coordenação Técnica de Imunização, tem como objetivo mobilizar as comunidades daquela área de abrangência em torno da atualização do cartão de vacina de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

“Com essa estratégia, estamos reforçando o chamamento que a SMS vem fazendo aos pais e responsáveis e possibilitando o acesso à imunização desse público-alvo em um dia alternativo à rotina de trabalho, para que possam resguardar a saúde de suas crianças com a vacina, que é a melhor forma de prevenção de doenças”, afirmou a coordenadora do 4º DS, Ana Gomes.

Segundo a coordenadora, a ação contará com a participação de cerca de 40 servidores e disponibilizará guloseimas e brincadeiras para as crianças nesses locais. E, na Unidade de Saúde da Família (USF) João Sampaio, as equipes de agentes de saúde também atuarão com a população do entorno da unidade, fazendo o chamamento para a ação em cada domicílio.

A Campanha

A capital alagoana antecipou, no último dia 21, o início da Campanha Nacional de Vacinação, que ocorre nas salas de vacina de todas as unidades do município, nos shoppings Pátio e Maceió, no CAT Praia e nas tendas do Saúde da Gente Mulher e Infantil. A campanha segue até o dia 14 de outubro.

A iniciativa tem como objetivo retomar as altas coberturas vacinais e impedir a reintrodução de doenças já eliminadas no país. Por isso, com exceção da vacina BCG, que é administrada em 4 unidades referenciadas devido ao prazo de validade pós abertura do frasco, todas as vacinas pertencentes ao Calendário Básico de Vacinação da criança e do adolescente estarão disponíveis em todas as salas de vacinação do município.

Para receber o imunizante, o público-alvo deverá apresentar a caderneta vacinal no ato da imunização. Crianças devem comparecer aos locais de vacinação acompanhadas dos pais ou responsável.

Confira as vacinas disponibilizadas

BCG (apenas em 4 unidades referenciadas) – Hepatite A – Hepatite B – Penta (DTP/Hib/Hep. B) – Pneumocócica 10 Valente – Vacina Inativada Poliomielite (VIP) – Vacina Oral Poliomielite (VOP) – Vacina Rotavírus Humano (VRH) – Meningocócica C (conjugada) – Febre Amarela – Tríplice Viral – DTP (tríplice bacteriana) – HPV quadrivalente – DT (dupla adulto) – DTPA (DTP adulto) – Meningocócica ACWY.