Saúde

Estudantes de Ciências Biológicas criam podcast contra mitos sobre vacinas

Ação é fruto de projeto de extensão que também realizou ação educativa na orla

Por Ascom Ufal 10/05/2023 17h57 - Atualizado em 11/05/2023 00h06
Estudantes de Ciências Biológicas criam podcast contra mitos sobre vacinas
Ação do projeto 'Penso, Conheço, logo Vacino' foi realizada na orla de Maceió - Foto: Ascom Ufal

Os estudantes de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em atividade da disciplina Ações Curriculares de Extensão (ACE), deram início a um canal no aplicativo Spotify para divulgar os tipos de vacinas disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), assim como corrigir mitos e notícias falsas.

Cada podcast dura em torno de 15 minutos. A professora Alessandra Borges, coordenadora da disciplina, afirma que o projeto intitulado "Penso, Conheço, logo Vacino" visa incentivar a vacinação e ressaltar a importância de se manter o calendário vacinal em dia.

“Outra atividade executada pelos estudantes foi a produção de um fanzine voltado ao público infantil, com atividades lúdicas e informações aos pais sobre a poliomielite e suas vacinas disponíveis”, conta a professora.

As ações possibilitam aos alunos ensinar o que aprenderam de forma criativa e divertida; além de possibilitar à população em geral o conhecimento sobre os mais diversos assuntos e sobre a própria Universidade, seu trabalho e suas ações. “No atual período letivo de 2022-2, realizamos na rua fechada da Orla da Ponta Verde, em abril, o nosso Dia D da divulgação do projeto, com entrega à população de livretos impressos com o nosso fanzine. Neste Dia D, montamos um acampamento na rua fechada, com mesas e materiais para as crianças preencherem o fanzine, conversamos com os pais e as crianças e distribuímos picolés para os participantes”, explica Alessandra.

A ação na orla durou toda a manhã em um domingo, e contou com a participação dos estudantes matriculados na disciplina e de dois professores, a professora Alessandra Borges, e o professor Abelardo Silva Júnior, também docente do Instituto de Ciências Biológicas (ICBS) da Ufal.