Saúde
Ambulatório de Endometriose registra 59 atendimentos no primeiro mês de funcionamento
Unidade funciona no Hospital da Mulher, conta com equipe multiprofissional e acesso se dá por meio das UBSs, que agendam pelo Sisreg

O Ambulatório Alagoano de Endometriose recebeu 59 pacientes em seu primeiro mês de funcionamento. O serviço começou no dia 8 de março e funciona no Hospital da Mulher Drª Nise da Silveira, no bairro Poço, em Maceió, oferece atendimento multiprofissional, com uma equipe formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas.
O acesso ao serviço se dá pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), gerenciadas pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), que realizam o agendamento por meio do Sistema de Regulação Estadual (Sisreg). O atendimento acontece uma vez por semana e assiste 24 pacientes por dia.
A endometriose é uma doença que afeta o tecido de revestimento interno do útero, chamado de endométrio, que se implanta e cresce em outros órgãos, como ovários, trompas, bexiga e intestinos. Ela também se caracteriza pelas células que respondem a hormônios femininos, como o estrógeno e a progesterona, também responsáveis pela menstruação.
O secretário de Estado da Saúde, o médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a importância da unidade para o tratamento completo das mulheres acometidas com endometriose. “É fundamental que as pacientes tenham um acompanhamento multiprofissional, visando sempre minimizar os impactos da doença”, disse o gestor da saúde estadual.
Mais lidas
-
1Vila Valqueire
PM de Alagoas integrante da Força Nacional é morto com dois tiros na cabeça no Rio de Janeiro
-
2Em alta na Netflix!
'DNA do Crime': o que é real e o que é ficção na série brasileira
-
3Mutange
Defesa Civil recomenda que população e embarcações evitem trecho próximo ao antigo campo do CSA
-
4Galo
CRB discute saídas e renovação de jogadores
-
5Desertificação
Pesquisa da Ufal identifica pela primeira vez regiões áridas no Nordeste brasileiro