Saúde

Cirurgias Vasculares de Alta Complexidade no HGE reduzem em 75% o volume de internação

Em média, a unidade hospitalar tinha 120 pacientes internados por dia, aguardando transferências e cirurgias, atualmente esse fluxo caiu para 30

Por Neide Brandão / Ascom HGE 15/02/2023 00h22 - Atualizado em 15/02/2023 10h02
Cirurgias Vasculares de Alta Complexidade no HGE reduzem em 75% o volume de internação
O HGE tem realizado em média oito cirurgias por dia - Foto: Agência Alagoas

Para reduzir a fila de espera por cirurgia vascular, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, tem reorganizado uma série de procedimentos, que vem dando resultados positivos nos últimos meses. Em média, a unidade hospitalar registrava 120 pacientes internados por dia, aguardando transferências e procedimentos cirúrgicos e, atualmente, devido a realização de procedimentos complexos dentro do hospital, esse número caiu para 30, com a realização de oito cirurgias por dia.

O agricultor Cícero Leite dos Santos, de 65 anos, do município de Boca da Mata, retornou ao HGE para o seu segundo procedimento cirúrgico. Diabético e tabagista, ele quase perdeu a perna direita por falta de circulação. Em uma cirurgia de Alta Complexidade, com mais de duas horas de duração, o membro foi totalmente recuperado e a amputação evitada.

“Eu sou muito grato! Como agricultor, não paro, sempre fazendo uma coisinha aqui, outra ali. E mal cuidando de mim! Percebi nos últimos meses o pé escurecendo, depois veio a dormência e a dor intensa. Esses profissionais do HGE salvaram minha perna”, falou Cícero Leite.

Cezar Ronaldo, coordenador da cirurgia vascular no HGE, explicou que, em decorrência da obstrução vascular, foi realizada uma ponte na artéria femoral da perna direita para restaurar a circulação sanguínea do membro.

“É uma cirurgia minuciosa, com a participação de mais de um profissional da área e foi um sucesso. Tudo correu bem e o membro foi recuperado. O paciente tem dois agravantes, além de ser diabético, é tabagista, o que agrava muito os problemas vasculares. Já o alertamos que, caso não mude seu estilo de vida, o problema pode retornar”, referiu o médico.

Dos atendimentos na área vascular, no HGE, cerca de 80% são de pacientes diabéticos. Com as mudanças na área vascular, na gestão do atual secretário Gustavo Pontes de Miranda, as cirurgias de alta complexidade na área voltaram a ser realizadas dentro do hospital, com uma equipe exclusiva à disposição.

“Isso é um grande avanço! E pode ser perceptível nos números. Para se ter uma ideia, em média, a unidade hospitalar tinha 120 pacientes internados por dia, aguardando transferências e cirurgias. Atualmente, devido a realização de procedimentos complexos dentro do hospital, esse número caiu para 30, com a realização de oito cirurgias por dia”, destacou Cezar Ronaldo.

Vida saudável

Segundo o médico, os principais fatores de risco para as doenças vasculares são a hipertensão, diabetes, tabagismo, obesidade, estresse e o sedentarismo. “O número de pacientes graves com doenças vasculares que procuram o hospital poderia ser reduzido pela metade, caso houvesse prevenção como, por exemplo, o controle da glicemia, hipertensão, colesterol, higiene diária e cuidados com os pés dos diabéticos”, alertou o médico.