Saúde

Vigilância Sanitária realiza fiscalização para coibir comercialização de pomadas para cabelo

Ação vem ocorrendo após a Anvisa proibir a venda e o uso de pomadas modeladoras de cabelo, itens que estão sendo associados à irritação nos olhos

Por Marília Ferreira / Ascom SMS 13/02/2023 23h24 - Atualizado em 14/02/2023 10h22
Vigilância Sanitária realiza fiscalização para coibir comercialização de pomadas para cabelo
Vigilância Municipal está fiscalizando salões de beleza e distribuidoras da capital - Foto: Vigilância Sanitária

Buscando eliminar e prevenir riscos à saúde da população, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) vem realizando fiscalizações na capital alagoana com o intuito de impedir a comercialização de todas as pomadas para modelar, trançar e fixar cabelos - produtos proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A decisão é resultado de uma avaliação de risco feita pela Anvisa e foi adotada, na última sexta-feira (10), tendo em vista o aumento do número de casos de efeitos indesejáveis graves associados ao uso desse tipo de produto, ocasionando diferentes formas de lesão ocular, incluindo a cegueira temporária e forte ardência da região.

Segundo o coordenador geral da Vigilância Sanitária de Maceió, Airton Santos, a medida em vigor preconizada pela Anvisa é preventiva e fundamental para assegurar a saúde da população.

“A Vigilância Sanitária está atenta a essa situação e reforçando as fiscalizações nos últimos dias, tanto nas distribuidoras quanto nos salões de beleza da cidade. A medida da Anvisa é preventiva e vai resguardar a saúde da população. Por isso, estamos orientando, tanto os profissionais de beleza e comércios em geral quanto os consumidores, que não utilizem e não comercializem essas pomadas modeladoras”, orienta.

De acordo com a Anvisa, enquanto a medida estiver em vigor, nenhum lote de qualquer desses produtos pode ser comercializado e não deve ser utilizado por consumidores e profissionais de beleza. A interdição cautelar é uma medida preventiva e temporária para proteger a saúde da população e permanece vigente enquanto são realizados testes, provas, análises ou outras providências requeridas para a investigação e a conclusão do caso.

Clique aqui e saiba mais sobre a determinação da Anvisa.