Saúde

Exposição ao sol: saiba como manter os cuidados com a pele no Carnaval

Dermatologista do Município dá dicas para proteger a pele das altas temperaturas do verão

Por Marília Ferreira / Ascom SMS 11/02/2023 20h58
Exposição ao sol: saiba como manter os cuidados com a pele no Carnaval
Uso do protetor solar é importante para proteger a pele contra os raios solares - Foto: Reprodução

A época mais animada do ano chegou: o Carnaval. Período que muitos maceioenses participam de blocos de rua e desfiles, sem esquecer daquela maquiagem caprichada e da bela fantasia. Entretanto, a Secretaria de Saúde de Maceió reforça que também é importante lembrar aos foliões de ficarem atentos aos cuidados que devem ser tomados com a pele para evitar as queimaduras solares durante o verão.

De acordo com a médica dermatologista do PAM Salgadinho, Letícia Paim, as altas temperaturas do verão exigem cuidados redobrados.

“As temperaturas mais quentes exigem hidratação redobrada. Portanto, deve-se aumentar a ingestão de líquidos no verão e abusar de água, sucos de frutas e água de coco. Também é indispensável a aplicação diária de hidratante após o banho com a pele úmida, pois ajuda a manter a quantidade de água na pele”, ressalta a especialista.

A dermatologista destaca a importância do uso diário do protetor solar, um aliado para os cuidados com a pele, não só no carnaval, mas todos os dias.

“É essencial usarmos filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou diversão. O produto utilizado deve proteger contra radiação UVA e UVB, e precisa ter um fator de proteção solar 30, no mínimo. É importante, também, reaplicar o produto a cada duas horas nas atividades de lazer ao ar livre, quando houver transpiração excessiva e ao entrar na água. O uso do filtro solar é tão importante que, em crianças, já se inicia o uso a partir dos seis meses de idade, utilizando um produto adequado para pele mais sensível”, complementa.

Dicas para cuidar da pele e do corpo

- Usar diariamente filtro solar com fator de proteção 30, no mínimo, e reaplicar o produto a cada 2 horas;

- Usar chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois bloqueiam a maior parte de radiação UV. Tecidos sintéticos, como nylon, bloqueiam apenas 30%;

- Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de lona ou algodão, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. Barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável e 95% dos raios UV ultrapassam o material;

- Aplicar nas pontas dos cabelos fluido siliconado, pois impede que elas se danifiquem com o vento, sol ou a maresia;

- Em caso de cicatrizes recentes pelo corpo, é importante protegê-las com barreiras físicas como adesivos, esparadrapos ou por meio de filtro solar, para evitar que fiquem escurecidas;

- Usar óculos de sol com proteção UV;

- Evitar a exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h.