Saúde

Com apenas 36% do estoque de sangue, Hemoal mantém coleta normal nos jogos do Brasil na Copa

Medida foi adotada pela Gerência da Hemorrede Pública de Alagoas para assegurar sangue em quantidade necessária para atender à demanda transfusional

Por Ascom Sesau 04/12/2022 08h46 - Atualizado em 04/12/2022 10h30
Com apenas 36% do estoque de sangue, Hemoal mantém coleta normal nos jogos do Brasil na Copa
Além de estar bem de saúde, voluntário deve usar máscara durante a doação de sangue - Foto: Ascom Sesau

Com apenas 36,3% do estoque de sangue necessário para atender à demanda de transfusões, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) irá funcionar durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo de Futebol. Isso significa que, durante o tempo em que a bola estiver rolando, os alagoanos poderão se candidatar à doação voluntária. Das de 300 bolsas necessárias, o Hemocento conta com apenas 109.

Em Maceió, a Unidade Trapiche, localizada ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), bem como a Unidade Via Expressa, ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), irão abrir das 7h30 às 17h. Já em Arapiraca, a Unidade Eldorado, vizinha à Escola Alternativa, vai funcionar das 7h30 às 12h e das 13h às 17h.

Segundo a gerente do Hemoal, hematologista Verônica Guedes, os voluntários devem atentar, no entanto, para os pré-requisitos antes de se candidatar à doação de sangue. “Além de estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e portar um documento de identificação com foto, o candidato não pode ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento e deve evitar o consumo de alimentos gordurosos”, orientou.

Covid-19


Em decorrência do aumento de casos de Covid-19, a gerente do Hemoal reforça o alerta para a necessidade de comparecer aos postos de doação de sangue usando máscara. E, no caso dos candidatos à doação de sangue que tenham sido infectados pelo novo coronavírus, o impedimento de doar sangue ocorre pelo período de 10 dias, contados após a recuperação.

As pessoas que apenas tiveram contato com um paciente infectado e nos sete dias subsequentes não apresentaram sintomas da Covid-19 podem doar sangue normalmente. Com relação os voluntários que se vacinaram contra a Covid-19, é necessário respeitar um intervalo de 48 horas, no caso da vacina ter sido a CoronaVac. Se o imunizante foi a AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, o impedimento momentâneo aumenta para sete dias.

Outros Impeditivos


Ainda de acordo com a hematologista Verônica Guedes, estão proibidas de doar sangue permanentemente as pessoas que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. “No caso dos voluntários que tenham feito tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação ou que colocaram piercing, a doação de sangue é vetada por 12 meses, a partir da data do procedimento. E as mulheres que estejam grávidas ou amamentando não podem doar neste período”, informou.

Doadores de Repetição


Para repetir o procedimento, segundo portaria do Ministério da Saúde (MS), as mulheres devem aguardar por 90 dias e o homens após 60 dias. “Entretanto, é necessário que os outros pré-requisitos exigidos sejam reavaliados e que o voluntário possa atendê-los, quando da triagem médica”, pontuou Verônica Guedes.