Saúde

Unidades de Saúde realizam atualização cadastral de beneficiários do Auxílio Brasil

Por Assessoria 26/11/2022 18h01
Unidades de Saúde realizam atualização cadastral de beneficiários do Auxílio Brasil
Corujão da Saúde foi inaugurado em dezembro de 2021, proporcionando mais saúde para usuários de toda a capital. - Foto: Ascom SMS

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), em parceria com a Secretaria de Assistência Social (Semas), dão início na próxima quinta-feira (1º), a uma ação intersetorial de atualização cadastral dos beneficiários do Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), no que diz respeito às Condicionalidades de Saúde presentes no programa. A SMS vai realizar quatro ações em unidades de saúde, ao longo do mês de dezembro, para oportunizar que os beneficiários possam fazer a atualização. Veja relação das unidades no final da matéria.

O atendimento ao público-alvo, crianças de zero a 7 anos e mulheres de 14 a 44 anos, que sejam participantes do Auxílio Brasil, será feito das 9h às 15h. Para participar da ação é necessário que a mãe, pai ou responsável pelas crianças compareçam no horário, levem seus filhos e estejam munidos do Cartão de Vacina, Cartão do Auxílio Brasil, Cartão do SUS, e se estiver grávida, o Cartão da Gestante. Lembrando que as gestantes beneficiárias do programa, que já estejam sendo acompanhadas por outras unidades, devem fazer este procedimento na própria unidade de saúde onde realiza o pré-natal.

Segundo a responsável técnica pelo monitoramento das Condicionalidades de Saúde do Programa Auxílio Brasil na SMS, Rita Leone, o cumprimento dos requisitos são exigências para que as famílias recebam o benefício e os usuários acompanhados pelas unidades precisam atualizar os dados a cada seis meses.

“O objetivo das condicionalidades do Programa é garantir a oferta das ações básicas e potencializar a melhoria da qualidade de vida das famílias. A agenda de saúde do Auxílio Brasil no SUS compreende a oferta de serviços para a realização do pré-natal pelas gestantes, o acompanhamento do estado nutricional infantil e a garantia de imunização das crianças, seguindo o que preconiza o Ministério da Saúde. Para continuar recebendo o benefício, as famílias precisam estar com essas condições em dia”, explica a responsável técnica.

Durante as ações, profissionais da Semas levarão o ônibus do Cadastro Único para próximo das unidades de saúde que receberão esse público, para realizar o recadastro dos beneficiários que serão atendidos no local, visando identificar as famílias de baixa renda para fins de inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda.

Confira as unidades de saúde participantes; atendimento das 9h às 15h

1º/12 – URS Hamilton Falcão (Benedito Bentes)

7/12 – UBS Antônio de Pádua (Petrópolis)

13/12 – UBS Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes)

15/12 – UBS Roland Simon (Vergel do Lago)