Saúde

Além do emagrecimento: conheça o que é o jejum intermitente

Estratégia alimentar auxilia no controle do peso, mas deve ser acompanhada por um especialista, alerta nutricionista do Grupo Hapvida Notredame Intermédica

Por Assessoria 16/11/2022 20h46
Além do emagrecimento: conheça o que é o jejum intermitente
Nutricionista do Grupo Hapvida Notredame Intermédica, Icléa Rocha - Foto: Assessoria

Emagrecer é o desejo de muitos brasileiros e os benefícios da perda de peso vão muito além da estética. Para eliminar os quilos indesejados, as pessoas acabam procurando diferentes tipos de dietas, como o jejum intermitente, que intercala períodos de jejum voluntário com períodos de alimentação.

A nutricionista do Grupo Hapvida Notredame Intermédica, Icléa Rocha, explica que a estratégia pode auxiliar no controle ou até mesmo na perda de peso corporal, mas é fundamental que seja acompanhada por um profissional de saúde, já que o método deve ser ajustado e adaptado de acordo com as necessidades e objetivos de cada paciente.

Os benefícios do jejum intermitente além do emagrecimento

Fortalecimento do sistema imunológico, melhora da disposição e prevenção do envelhecimento precoce. Os benefícios do jejum intermitente vão muito além do emagrecimento.

“Quando bem indicado e bem-feito, o jejum intermitente pode trazer inúmeras vantagens, inclusive no que diz respeito ao controle dos níveis de glicose e melhora da resistência insulínica, níveis de triglicerídeos e gordura no fígado”, comenta a profissional.

Segundo a nutricionista, o período de jejum pode variar de 12 a 24 horas, podendo ser feito diariamente ou apenas em alguns dias da semana. A definição desses parâmetros depende da avaliação do histórico de saúde do paciente. “Lembrando que líquidos, como água, chás e café sem açúcar podem ser consumidos a qualquer momento”, diz.

Atenção ao início e à quebra do jejum

A profissional do Grupo Hapvida Notredame Intermédica ressalta que o jejum intermitente é contraindicado para alguns públicos, como crianças, adolescentes, gestantes, puérperas, diabéticos e pessoas com histórico de anemia ou problemas estomacais. A nutricionista finaliza destacando a importância de estar atento às refeições realizadas antes do início do jejum e à chamada “quebra do jejum”.

“A refeição antes do jejum é muito importante, por isso, devemos programá-la para ser um prato rico em fibras e proteínas magras. Carboidratos e gorduras podem ser consumidos com moderação. Já a quebra do jejum geralmente é realizada com líquidos, como caldos nutritivos, saladas com proteínas como peito de frango, carne vermelha magra e ovo cozido”.