Saúde

Vigilância Sanitária apreende 400 kg de alimentos impróprios para consumo no fim de semana

Fiscalizações ocorreram, nestes sábado e domingo, em supermercados, hamburguerias e feiras livres da cidade

Por SMS 07/11/2022 17h17 - Atualizado em 07/11/2022 17h20
Vigilância Sanitária apreende 400 kg de alimentos impróprios para consumo no fim de semana
Produtos comercializados estavam fora do prazo de validade ou sem condições de consumo. - Foto: Visa/Maceió

Como resultado de mais um fim de semana de fiscalizações nos estabelecimentos comerciais de Maceió, a Vigilância Sanitária apreendeu 400 kg de produtos perecíveis e não perecíveis impróprios para o consumo humano, em supermercados e feiras livres, localizados nos bairros Jacintinho, Cidade Universitária e Benedito Bentes.

Dentre os produtos retirados de circulação pelo órgão constavam presunto, mortadela, calabresa, biscoitos, leite, café e pães. Os alimentos que vinham sendo comercializados nos locais estavam fora do prazo de validade ou sem condições de consumo.

Durante a ação, fiscais da Visa também visitaram 10 hamburguerias da parte baixa de Maceió e encontraram irregularidades em três delas. Manipulação e acondicionamento de alimentos deficientes, maquinários fora das normas sanitárias e higienização precária são algumas das irregularidades encontradas nos locais. Os negócios receberam auto de infração e terão que se adequar às normas sanitárias.

O coordenador-geral da Vigilância Sanitária, Nilson Malta, reforçou que a população deve manter atenção máxima às condições dos produtos na hora do consumo para evitar comprometimentos à saúde.

“É sempre bom lembrar que ao adquirir qualquer produto, principalmente alimentício, é imprescindível verificar, além da data de validade, aspectos como as condições da embalagem e de higiene do estabelecimento, pois, muitas vezes, o que acontece é que, mesmo estando dentro do prazo de validade, o produto se torna impróprio para consumo devido a sua manipulação incorreta”, afirmou.

Penalidade e destinação dos produtos


Além da penalidade de apreensão imediata dos produtos, os estabelecimentos que tiveram seus produtos apreendidos também receberam autos de infração e devem responder a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor de R$ 180 a R$ 19 mil. Os produtos retirados de circulação foram levados ao Aterro Sanitário de Maceió.

Disque Denúncia


Para ajudar a Visa Maceió em seu trabalho de fiscalização, a população pode realizar denúncias pelo WhatsApp (82) 8752-2000, canal exclusivo para o recebimento de mensagens de texto, foto e/ou vídeo, que funciona 24h. A população também pode entrar em contato com a Visa pelo (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.