Saúde
Vigilância Sanitária reforça importância do selo Pode Comprar Aqui para comércios de Maceió
Cerca de três mil empreendimentos da capital já contam com o adesivo devido às boas práticas de funcionamento

O selo Pode Comprar Aqui foi criado em 2021 para incentivar comerciantes de Maceió a cumprir adequadamente as normas sanitárias. Desde então, a Vigilância Sanitária tem conferido o adesivo aos estabelecimentos da cidade que, após criteriosa avaliação do órgão, demonstram manter boas condições de funcionamento. Até o momento, cerca de 3.000 empreendimentos da capital já contam com o selo.
Dentre os negócios reconhecidos pelas boas práticas estão lanchonetes, salões de beleza, barbearias, supermercados, restaurantes, açougues, laticínios e panificações da capital.
Segundo o coordenador-geral da Vigilância Sanitária de Maceió, Nilson Malta Neto, além do incentivo à manutenção de práticas adequadas, o selo também confere maior segurança aos maceioenses no momento do consumo.
“Depois que instituímos o selo, o maceioense passou a ter um comprovante visível de que aquele negócio trabalha corretamente e isso funcionou como um diferencial na hora da compra e na manutenção da saúde da população”, enfatizou.
O coordenador ressaltou, ainda, que, durante as inspeções para a entrega do selo, os fiscais observam aspectos relacionados a questões como documentação, higiene, qualidade dos produtos e estrutura.
“Além de toda a situação documental dos locais, observamos pontos como a validade dos produtos comercializados, higienização dos ambientes, estado atual dos maquinários, critérios de armazenamento, manipulação e refrigeração de produtos”, destacou.
Como solicitar o selo
Os comerciantes também podem solicitar inspeção da Vigilância Sanitária para posterior recebimento do selo Pode Comprar Aqui. Para isso, o proprietário deve ligar para os telefones (82) 3312-5496 (das 8h às 14h) e (82) 98752-2000 (WhatsApp) ou comparecer à sede da Vigilância Sanitária, que fica na Rua Alexandre Passos, s\n – Jaraguá.
Na ocasião será agendada uma visita ao local e, se o estabelecimento estiver cumprindo as orientações determinadas pelo Município, poderá receber o selo com indicativo de qualidade.
Mais lidas
-
1fake news
É falso: Lula não fechou comportas da Transposição do São Francisco
-
2Mônica Lima
Família busca por jornalista desaparecida em Maceió
-
3AL-101 Sul
Braskem admite que retira areia da Praia do Francês, mas nega crime ambiental
-
4Bronca no Sertão
Em Piranhas/AL, empresários se revoltam contra Carnaval que será no Centro Histórico da cidade
-
5Oliveira dos Brejinhos
Corpo de filha de alagoano que estava desaparecida após acidente na BR-242 é encontrado carbonizado