Saúde

Hospital Adib Jatene também terá transplante cardíaco para crianças

Projeto foi anunciado pelo cirurgião cardiovascular José Wanderley Neto; haverá transplante de rim e fígado, todos pelo SUS

16/09/2022 00h02
Hospital Adib Jatene também terá transplante cardíaco para crianças
Projeto foi anunciado pelo cirurgião cardiovascular José Wanderley Neto; haverá transplante de rim e fígado, todos pelo SUS - Foto: Reprodução

Após sua consolidação como centro de coordenação de atendimento cardiológico e transplante cardíaco em Alagoas, o Hospital do Coração Professor Adib Jatene vai também realizar transplantes cardiopediátrico e de outros órgãos, como rim e fígado. Tudo exclusivamente pelo SUS.

O projeto foi anunciado ontem pelo cirurgião cardiovascular José Wanderley Neto, durante visita, em companhia do secretário Gustavo Pontes de Miranda, da Saúde, às instalações do hospital que por décadas lutou para ver materializado, o que somente aconteceu após o então governador Renan Filho reconhecer a importância do investimento para a saúde dos alagoanos.

O equipamento foi inaugurado no início do mês na administração de Paulo Dantas, que atendeu sugestão de José Wanderley e decidiu batizá-lo homenageando o renomado cirurgião cardiovascular e ex-ministro da saúde Adib Jatene, falecido em 2014.

Ainda durante a visita, José Wanderley acompanhou as providências que estão sendo tomadas pela direção do hospital para atingir seu completo funcionamento, como instalação de equipamentos médicos e definição e escala de equipes.

Etapas – Ele destacou que até chegar ao patamar dos transplantes em crianças – que atualmente é realizado em pouquíssimos centros de cirurgia cardiopediátrica do Brasil – e outros órgãos, o Hospital do Coração Professor Adib Jatene precisará cumprir várias etapas previstas no projeto de sua atuação.

A primeira será assegurar atendimento cardiológico a todos os alagoanos e depois iniciar e sequenciar a realização de transplantes cardíacos. A isso se somará a formação acadêmica e profissional de novos cirurgiões, além de constante atualização das equipes já atuantes.

Para isso haverá o “auxílio de luxo” dos cirurgiões cardiovasculares Fábio Jatene (SP), filho de Adib, Enio Buffolo (RS), Ricardo Lima (PE), Fernando Lucchese (SP) e José Teles (SE), que inclusive estiveram presentes na solenidade de inauguração do hospital, no último dia 2.

Referências nacional e internacional na área, eles firmaram compromisso com José Wanderley de virem a Alagoas partilhar com as equipes as cirurgias mais complexas e trazer informações sobre estudos e pesquisas na área. Também receberão profissionais alagoanos e em formação em suas instituições, reconhecidas entre as mais avançados no Mundo.

A partir do cumprimento dessas etapas, o hospital deverá investir na especialização de profissionais e em equipamentos para realizar transplantes cardíacos em crianças, contando para isso também com a experiência de José Wanderley e de profissionais conhecidos de grandes centros do país e do mundo.

O passo seguinte prevê ampliar o atendimento de transplante para pacientes com insuficiência renal e hepática. O projeto incluirá mais especialistas médicos nas equipes e criação de programa de busca mais intensificada por doações de órgãos.

Estrutura - O Hospital do Coração Dr. Adib Jatene dispõe de uma UTI com 14 leitos, sendo 10 para pacientes adultos e quatro destinado à cardiopediatria e a enfermaria conta com 20 leitos destinados a pacientes adultos e seis para crianças. Dispõe também de três salas cirúrgicas e duas para a hemodinâmica, uma delas destinada a procedimento híbrido – realização do procedimento hemodinâmico simultaneamente à cirurgia cardíaca.

É também o primeiro hospital público em Alagoas a dispor de uma ressonância magnética, além de um tomógrafo e aparelhos para a realização de cintilografia, ecocardiograma, teste ergométrico, MAPA, Holter e outros exames.