Saúde

Setembro amarelo: CRF/AL realiza simpósio dedicado a saúde mental

Por Assessoria 13/09/2022 08h42
Setembro amarelo: CRF/AL realiza simpósio dedicado a saúde mental
CRF/AL realiza simpósio dedicado a saúde mental - Foto: Assessoria

Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que em 2019 aproximadamente um bilhão de pessoas no mundo vivam com um transtorno mental. Os índices de transtorno depressivos e de transtornos de ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia.

Os transtornos mentais são classificados como a principal causa de incapacidade e pessoas com condições graves de saúde mental morrem em média 10 a 20 anos mais cedo do que a população em geral.

Em todo o mundo, as pessoas que vivem com problemas de saúde mental são frequentemente excluídas da vida comunitária e têm seus direitos básicos negados. Eles também são discriminados nas áreas de emprego, educação e habitação. Em todos os casos, o estigma e a discriminação podem afetar negativamente a saúde mental e dificultar a recuperação das pessoas.

Visando a necessidade de discutir mais sobre a importância da saúde mental, o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas promove no dia 17 de setembro o I Simpósio de Saúde Mental com o tema: das bases das neurociência aos transtornos mentais. O evento vai discutir assuntos diversos relacionados a saúde mental, que vão da base biológica e psicológica preventiva dos transtornos mentais até a evolução do tratamento farmacológico.

“Nós vamos falar sobre o que está acontecendo no cérebro, a nível fisiológico, sobre a prevenção, os tratamentos até a relação entre a farmacoterapia nos transtornos e nas disfunções sexuais, um assunto que ainda existe muito tabu. Será um dia dedicado a saúde mental e a sua importância”, disse a farmacêutica, Amanda Pacheco, membro do Grupo de Trabalho de Saúde Mental do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas.

Ela pontua que o cuidado à saúde mental é de caráter multidisciplinar que envolve diferentes profissionais de saúde que buscam trazer qualidade de vida a este paciente. “Este tipo de tratamento envolve não apenas o uso de medicamentos. É importante que esse paciente tenha um acompanhamento multidisciplinar, envolvendo psicólogo, terapeuta ocupacional, neurologista, psiquiatra, enfermeiro e farmacêutico por exemplo para que melhores resultados sejam alcançados”.

O evento será transmitido pelo canal do youtube do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, a partir das 8h, e é aberto a qualquer pessoa que se interesse pelo tema.