Saúde
Maceió inicia campanhas de vacinação contra Sarampo e Influenza na segunda (4)
Públicos serão imunizados de forma simultânea contra as duas infecções
A Prefeitura de Maceió dá início, na próxima segunda-feira (4), à primeira etapa das Campanhas de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo de 2022. Coordenadas pelo Ministério da Saúde, as campanhas são realizadas com o objetivo de reduzir contágios, complicações, internações e mortalidade, decorrentes das infecções, na população-alvo para a vacinação. O Dia D das campanhas será em 30 de abril e a imunização dos públicos vai acontecer em duas etapas, com previsão de término para o dia 3 de junho.
Nesta primeira fase, que vai do dia 4 a 30 de abril, a campanha contra a Influenza terá como grupos prioritários os idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Já a vacinação contra o Sarampo, terá sua primeira etapa direcionada para todos os trabalhadores da Saúde da cidade.
“A meta definida pelo Ministério da Saúde é imunizar 90% de cada um dos grupos prioritários contra a influenza, além da atualização da situação vacinal dos trabalhadores da Saúde contra o sarampo. Já a meta de vacinação para as crianças, que serão vacinadas na segunda fase, é de 95%. As únicas contraindicações para a aplicação das vacinas são para pessoas que possuem alergia à proteína do ovo ou que apresentaram reação severa (anafilática) ao tomar a vacina em campanhas anteriores”, explica a secretária de municipal de Saúde, Célia Fernandes.
As vacinas serão administradas em todas as salas de imunização das unidades de saúde do Município. Para ser imunizada, a população deverá apresentar, além do cartão de vacinação, um documento de identificação com foto.
Trabalhadores da Saúde devem apresentar, ainda, original e cópia de documentação que comprove o exercício profissional atual como, por exemplo, carteira do conselho de classe, crachá, contracheque atualizado ou declaração do estabelecimento de saúde no qual trabalha ou realiza estágio. A cópias destes comprovantes serão retidas pela equipe de vacinação.
Segunda etapa de vacinação
A segunda etapa das campanhas vai acontecer entre os dias 2 de maio e 3 de junho. Nesta fase, a imunização contra Influenza e o Sarampo vai atender as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).
Na segunda etapa, também poderão se imunizar contra a Influenza as gestantes e puérperas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, além da população privada de liberdade.
Vacina trivalente
A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.
Crianças
No caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos, que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve-se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas